Tuberculose bovina é detectada em Pomerode
A tuberculose bovina é uma doença animal crônica causada por uma bactéria designada pelo nome de Mycobacterium bovis (M. bovis), que está estreitamente relacionada com as bactérias que causam a tuberculose humana e aviária. Esta doença pode afetar praticamente todos os mamíferos, causando mal estar generalizado, tosse e até a morte. Foram detectados dois casos em 15 dias.
A tuberculose bovina é uma doença animal crônica causada por uma bactéria designada pelo nome de Mycobacterium bovis (M. bovis), que está estreitamente relacionada com as bactérias que causam a tuberculose humana e aviária. Esta doença pode afetar praticamente todos os mamíferos, causando mal estar generalizado, tosse e até a morte.
Foram detectados dois casos em 15 dias durante os trabalhos de inspeção higiênico-sanitária em abatedouro do município de Pomerode. Os casos registrados foram de lesões de tuberculose encontradas em rins, carcaça e pulmões de bovinos.
“A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa e pode ser adquirida pelo ser humano também por consumir produtos de origem animal (carne e leite) sem inspeção sanitária”, afirma o médico veterinário, Eduardo Luiz Bortoncello.
Uma prática comum no interior do município de Pomerode é a de as pessoas abaterem por conta própria os animais em suas propriedades. “Muitas vezes o abate é realizado no curral dos bovinos ou nas garagens das residências, sem condições adequadas de higiene, o que já é considerado grave”, relata o veterinário.
As lesões em animais com tuberculose podem passar despercebidas por pessoas sem conhecimento, que abatem em casa e consomem a carne proveniente de animais doentes, com isso esta doença pode ser disseminada aos familiares, parentes, amigos e vizinhos que consomem estas carnes. Assim ocorre com o leite consumido sem o processo de pasteurização vindo de animais com tuberculose.
“A tuberculose é uma doença crônica que ocorre tanto no homem quanto nos animais. Nos seres humanos seu tratamento é prolongado e caro, podendo causar sequelas ou mesmo a morte. Nos animais não é recomendado o tratamento, mas sim, o abate sanitário. Portanto, a melhor maneira de evitá-la é com prevenção. Uma das formas é através do consumo produtos de origem animal somente com inspeção”, informa Eduardo.
Aos produtores é recomendado que se façam exames periódicos de tuberculose nos seus rebanhos. “Não há desculpa por parte dos criadores para abater animais em casa, pois em Pomerode contamos com dois frigoríficos e dois abatedouros com inspeção para realizar este serviço”, completa o veterinário.
A doença
O que é?
A tuberculose bovina é uma zoonose (doença transmitida de animais ao homem e vice-versa) de evolução crônica causada pelo Mycobacterium bovis e caracteriza-se pelo desenvolvimento de lesões nodulares denominadas tubérculos. Essas lesões podem ser localizadas em qualquer órgão do animal.
Como é transmitida?
A transmissão ocorre, principalmente, por via aerógena (pelo ar), mas a bactéria também pode ser transmitida por via entérica (pelo intestino). Pode ser transmitida do animal para o homem e também do homem para o animal.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico alérgico é o mais utilizado. O veterinário inocula uma substância chamada tuberculina na pele do animal e, depois de 72 horas, volta a observá-lo. Se houver reação alérgica, significa que o animal está doente.
Quais são os sintomas?
Os sintomas aparecem, geralmente, no estágio final da doença. O animal sofre grande perda de peso e da produção de leite e pode apresentar inflamação da glândula mamária.
Existe tratamento?
Ainda não existe tratamento recomendado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Quando a doença é diagnosticada, é preciso sacrificar o animal.