Geral

Trânsito no Centro de Pomerode é modificado

A Gerência de Trânsito de Pomerode (Getran) realizou no último sábado, 12 de julho, mudanças pontuais no trânsito em volta da Praça Jorge Lacerda, no Centro. A saída da Rua Arno Weege para a Rua 15 de Novembro é permitida tanto para a direita em direção a Blumenau, quanto para a esquerda, em direção ao Centro.

1 de junho de 2015

A Gerência de Trânsito de Pomerode (Getran) realizou no último sábado, 12 de julho, mudanças pontuais no trânsito em volta da Praça Jorge Lacerda, no Centro. A saída da Rua Arno Weege para a Rua 15 de Novembro é permitida tanto para a direita em direção a Blumenau, quanto para a esquerda, em direção ao Centro.

É preciso ficar atento na forma de estacionar em frente ao Banco HSBC, Seguradora Vida Car e Hotel Schroeder, sendo que neste local o estacionamento é paralelo ao meio fio, como em toda a Rua 15 de Novembro.

Também houve alteração no sentido de circulação da Rua Hermann Schwanke (Torten Paradies). Onde antes o sentido de circulação era em mão e contramão, e agora passa a ser de sentido único, no sentido Rua 15 de Novembro para a Avenida 21 de Janeiro.

De acordo com o Getran, as mudanças estavam sendo planejadas desde o ano passado e visam diminuir pontos de conflito. Antes da mudança era comum os carros saírem do Banco do Brasil e entrarem na contramão, em um pequeno trecho da 15 de Novembro, uma avenida de bastante movimento, para pegar o sentido Blumenau, agora o retorno terá que ser feito pela Rua Hermann Schwanke para sair pela Rua Arno Weege. Quanto ao estacionamento, o Getran explica que, quando não existem placas de regulamentação de estacionamento, o correto é parar paralelo ao meio fio. Nunca foi permitido estacionar em 45 graus nesse trecho. Alguém um dia parou desse modo e tornou-se um vício. Além disso, a rua agora terá mais espaço para passagem dos veículos, antes ocupado pelo estacionamento irregular, explica Tatiana Leite Slomp, autoridade de trânsito.
O Getran informou também que as mudanças vão além do que já foi realizado. O retorno, situado no fim da praça Jorge Lacerda será fechado, fazendo uma continuação da área. A partir disso, a questão da diminuição de vagas será resolvida, pois os veículos poderão ser estacionados dos dois lados do sentido centro da 15 de Novembro.

Por enquanto, um agente de trânsito precisa orientar os condutores desavisados, que contornam a Praça Jorge Lacerda e entram na contramão da 15 de Novembro. Somente em poucos minutos que o Jornal de Pomerode esteve no local, pelo menos três veículos foram abordados por avançar no sentido antigo.

Para Fernanda e Ariel da Vida Car, as mudanças trouxeram melhorias no trânsito. Para nós da corretora ficou mais viável. Antes quando eu entrava na rua do HSBC, tinha que dar a volta na praça inteira, agora não preciso mais. Acredito que ficou mais seguro também, pois antes, muita gente que saia do Banco do Brasil entrava na contramão e havia grandes riscos de acidente, explica Fernanda.

Rogério, um usuário do HSBC, concorda. Para mim foi melhor, trabalho com transporte escolar e pego as crianças de manhã. Antes tinha que dar a volta na praça, agora já saio direto no sentido centro da 15 de Novembro.

Já outro cliente do banco, Daniel, não concordou com a mudança. Acho que agora ficou mais complicado o trânsito aqui, antes era mais fácil, queixa-se.

Notícias relacionadas