Esporte

Transcatarina: sentimentos que jamais serão esquecidos

Empresário de Pomerode relata a sensação de participar de um dos maiores eventos off-road do País.

17 de julho de 2022

Foto: Divulgação / Transcatarina

Entre os mais de 250 participantes do 14º Transcatarina, um dos principais encontros do fora-de-estrada nacional, um se destacou, não por representar a cidade de Pomerode. Mas sim, por levar no coração e na memória, muitos momentos, amizades e, principalmente, o trabalho em equipe.

continua após a publicidade

O empresário Rafael Jaques, juntamente com seu parceiro de trilha e cunhado, Rafael Poltronieri, participaram do evento, pelo segundo ano consecutivo. Jaques ressalta que, em 2022, a categoria Passeio Radical 1, da qual participou, foi ainda mais desafiante.

“Organização, comprometimento, parceria, amizade, diversão, aventura. Estas são algumas palavras que descrevem o Transcatarina e são características que percebi nas duas edições que tive a oportunidade de participar. Neste ano passamos por cidades diferentes, com trajetos mais desafiadores, talvez até um pouco maiores do que os participantes da categoria esperavam, mas nada que não fosse superado”.

continua após a publicidade

Pelo fato de ser muito proativo, o empresário foi colocado, pela organização, como uma espécie de “apoio do apoio”.

“Isso me deu um sentimento de ‘pertencimento’ dentro do evento, onde pude ajudar em todos os momentos de dificuldades, nos atoleiros, puxando cabo, cinta e na mecânica. Na medida do possível, pude resolver problemas para que ninguém ficasse para trás. A responsabilidade de ajudar o comboio é exaustiva, principalmente, na questão física, mas tudo valeu a pena. Farei novamente se preciso for”.

Ele diz “farei”, porque a sua inscrição para o Transcatarina 2023 já está garantida. “Na esperança que o evento fique ainda melhor, com novos caminhos e desafios. Tenho certeza de que, mais ainda, poderei colocar em prova o desenvolvimento do carro e das habilidades, além de rever os amigos e me divertir, acima de tudo”, complementa.

 

Foto: Arquivo pessoal

 

Segundo Jaques, a paixão off-road não é muito explicável. “Saímos do conforto de nos-sas casas para nos sujarmos de lama, correr risco de estragar o carro, dormir tarde e acor-dar cedo. Muitos não entendem, alguns, provavelmente, por não terem tido esta experiência. Por vezes, já pensei em vender meu Troller, momentos em que parece não valer a pena todo o investimento. Mas é só aparecer uma oportunidade, como o Transcatarina, que tudo reacende. Hoje, já faço planos de mudar alguns detalhes na suspensão, offset de roda e pneu, já pensando no próximo ano. O evento me deu a oportunidade de conhecer novos amigos, fortalecer amizades antigas e adquirir ‘experiência off-road’ em grupos grandes. Assim como o evento somou na minha vida, espero ter também somado, tanto para o evento, quanto para a vida de cada um que tive a oportunidade de desfrutar desses momentos juntos”.

Apesar de ser morador de Blumenau, o empresário fez questão de se inscrever no 14º Transcatarina pela cidade mais alemã do Brasil.

 

Rafael Poltronieri e Rafael Jaques: cunhados e parceiros de trilha | Foto: Arquivo pessoal

 

“Pomerode é uma cidade querida no Brasil inteiro. Hoje, poucos não a conhecem ou não ouviram falar. É motivo de orgulho, para mim, fazer parte do desenvolvimento deste município, tanto pelas minhas empresas GMI Brasil e Eco-flexx, quanto com o Sítio Jaques, onde passamos momentos com a família e amigos. Tenho orgulho dessa cidade e continuarei me inscrevendo nos eventos com o nome de Pomerode”, enfatiza.

Por fim, Jaques agradece a todos que o permitiram desfrutar desses momentos, vivenciados no Transcatarina.

“Primeiro, minha gratidão a Deus, pela oportunidade, o que faz com que me sentisse abençoado. Agradeço, também, ao meu parceiro de trilha e cunhado, Rafael Poltronieri, pelos bons dias que passamos juntos, de muitas risadas e alegrias; e, claro, meu muito obrigado ao Edson, Itamar e toda equipe de apoio, que deram um show de evento”, conclui.

 

Foto: Divulgação / Transcatarina

 

Notícias relacionadas

Mais Lidas

Publicidade