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Tentativas de fraude contra consumidor batem recorde em 2012

A empresa de análise de crédito, Serasa Experian, divulgou uma pesquisa que consta que no ano passado, a cada 14,8 segundos, um consumidor brasileiro foi vítima de tentativa de roubo de identidade, em que criminosos usam dados pessoais de outras pessoas para aplicarem golpes na emissão de cartões de crédito, abertura de contas correntes e compra de bens. São 2,14 milhões de tentativas de fraudes.

1 de junho de 2015

A empresa de análise de crédito, Serasa Experian, divulgou uma pesquisa que consta que no ano passado, a cada 14,8 segundos, um consumidor brasileiro foi vítima de tentativa de roubo de identidade, em que criminosos usam dados pessoais de outras pessoas para aplicarem golpes na emissão de cartões de crédito, abertura de contas correntes e compra de bens.
São 2,14 milhões de tentativas de fraudes contra o consumidor em 2012, maior número desde 2010, quando a começou a medição. Em 2011, a Serasa detectou 1,96 milhão de tentativas de fraude e em 2010 foram 1,87 milhão.
Na liderança do ranking está o setor de telefonia, com 749.213 casos de tentativas de fraude, o que equivale a 35% dos registros. Em contrapartida, o setor bancário teve queda nas fraudes. Em 2011 foram 26% e em 2012 o número passou para 18%.
Segundo a empresa, em comunicado, “é comum as pessoas fornecerem seus dados pessoais em cadastros na Internet sem verificar a idoneidade e a segurança dos sites”, e disse ainda que “a popularização da Internet e das mídias sociais é apontada como um fator impulsionador desse tipo de ação criminosa”.
Segundo a empresa, os golpistas costumam comprar telefone para ter um endereço e comprovar residência, por meio de correspondência. A partir daí abrem contas em bancos para terem talões de cheque, cartões de crédito e acesso a empréstimos em nome de outras pessoas.

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