Geral

Temporais preocupam moradores

Chuvas ocorridas durante a semana causaram alagamentos, quedas de muro, árvores, entre outros transtornos

1 de junho de 2015

O céu escurece e alguns trovões começam a se manifestar timidamente, anunciando o que está por vir. Um relâmpago surge e um raio é avistado ao longe. Todos já sabem o que virá e se preparam para isso. Em poucos minutos, pingos começam a cair e as pessoas rapidamente buscam um local para se refugiar. Em instantes, a água engrossa e o céu desaba. Uma forte chuva cai sobre a cidade e faz com que todos olhem apreensivos pelas janelas e portas. O que será que pode acontecer?

Saindo do trabalho, em direção a Testo Central, próximo à Kyly, uma fila quilométrica de carros, ônibus e caminhões. Quem estava na fila estranhava o ocorrido e se perguntava o que haveria acontecido para o trânsito parar desta forma. Mais a frente, próximo à divisa com Blumenau, bombeiros trabalhavam na retirada de uma árvore caída que trancou a passagem de veículos. Cerca de 20 minutos parados e o trânsito voltou a fluir.

Assim como em Testo Central, outras localidades sofreram desta forma com a chuva. Árvores que caíram em cima de residências, sobre as ruas e estradas. Na localidade de Ribeirão Areia, devido à quantidade de chuva, um barranco veio abaixo, levando consigo o muro de uma residência. Após a chuva, os moradores começaram a limpar a sujeira trazida pela água e pelos ventos.

Outro problema que também acontece muito quando chove é a queda de outdoors. Em muitas regiões foram registradas também a deterioração de placas de estabelecimentos comerciais. Postes também sofreram com os fortes ventos, onde houve quedas de fios de alta tensão e inclinação, causando o risco de quedas.

Com a queda dos raios, houve também problemas com aparelhos domésticos. Em algumas residências, devido às descargas elétricas, dispositivos que estavam ligados na tomada acabaram queimando. Isso ocorre porque ao atingir diretamente as instalações e/ou a rede elétrica, a descarga se propaga estabelecendo valores elevados de sobretensão nos diferentes circuitos de distribuição em função da impedância dos caminhos percorridos, que não são suportados pelos equipamentos. Pode ocorrer também quando a descarga atinge as proximidades de uma rede elétrica, a existência de diferentes formas de acoplamento (resistivo, indutivo ou capacitivo) permite que parte da energia do raio seja transferida para as instalações elétricas, ocasionando o surgimento de sobretensões nos diferentes circuitos de distribuição.

Mas o que muito assusta os moradores e também os preocupa, é a questão dos alagamentos. Em alguns pontos da cidade foram registrados alagamentos causados pela insuficiência dos bueiros, que não conseguiam escoar a quantidade de água que vinha e acabavam alagando as ruas.

Nos pontos de ônibus, devido a forte chuva, as pessoas tiveram que se abrigar em pé em cima dos bancos, para evitar de se molharem. Na praça Jorge Lacerda, em frente à Prefeitura, houve alagamento das ruas e os carros tiveram dificuldades em circular pela região por alguns minutos. Segundo Jaime Cesar Butzke, a região alagou rapidamente. Foram uns 15 minutos de chuva e a região estava alagada. Deve ter demorado mais uns 20 minutos para voltar ao normal depois que a chuva parou.

Alguns proprietários de estabelecimentos comerciais também tiveram problemas quando a água começou a invadir os locais. Especialmente no Centro da cidade, onde, segundo relatos dos proprietários, a tubulação não dá conta e quando chove mais forte, a água sempre invade os estabelecimentos, causando transtornos e sujeira no local.

No Alto da Serra e Testo Alto, as residências voltaram a ficar sem eletricidade. Segundo relatos dos moradores, algumas residências chegaram a ficar quase 11 horas sem energia elétrica. Ficamos sem energia das 15h até perto das 2h. Percebemos a volta da eletricidade apenas de manhã ao acordar relata um morador. A Celesc informou que o problema foi causado pelo temporal, que danificou os fios que levam energia elétrica para as casas, ocasionando a falta registrada. Como o temporal atingiu toda a região do Vale do Itajaí, e por isso, muitos casos de quedas de eletricidade foram relatados, tendo de ser atendidos conforme ordem cronológica de registros que recebiam.

 

Previsão do tempo para os próximos dias – sábado com predomínio do sol – Dia com menor nebulosidade dos quatro dias de carnaval. Hoje o dia começa com sol e poucas nuvens, com mais nebulosidade de manhã cedo. Ao longo da manhã a temperatura já sobe e a tarde de sábado será quente com máximas entre 28 e 30ºC.

Mudanças no domingo – A ação de ventos em altitude faz com que a nebulosidade volte a predominar neste dia em Pomerode. O sol deverá aparecer, mas com menos frequência. Apesar do dia permanecer nublado a previsão é que ocorram chuvas fracas.

Segunda e terça de Carnaval – A segunda-feira deverá ser o dia mais fechado do período de folia. O sol aparece, mas pouco. Há previsão de chuva em momentos do dia.

Já na terça, apesar da nebulosidade ainda predominar, devemos ter um pouco mais de aberturas de sol. Ainda há previsão de chuva em forma de pancada, mas mal distribuída.

 

Cuidados nos casos de Tempestades de Raios – No verão, é comum a ocorrência dos chamados Temporais de Verão, aquelas chuvas que ocorrem devido a forte incidência solar nesta época do ano. Nestes temporais, é comum a ocorrência de raios e por isso, alguns cuidados devem ser tomados.

 

O que você deve fazer dentro de casa:

Não tome banho durante as tempestades.

 

Não use chuveiro ou torneira elétrica.

 

Evite contato com qualquer objeto que possua estrutura metálica, tais como fogões, geladeiras, torneiras, canos, etc.

 

Evite ligar aparelhos e motores elétricos, para não queimar os equipamentos.

 

Afaste-se das tomadas e evite usar o telefone.

 

Desconecte das tomadas os aparelhos e eletrônicos tais como televisão, som, computadores, etc.

 

Permaneça dentro de sua casa até a tempestade terminar.

 

Desligue os fios de antenas dos aparelhos.

 

O que você deve fazer fora de casa:

Evite contato com cercas de arame, grades, tubos metálicos, linhas telefônicas, de energia elétrica e qualquer objeto ou estrutura metálica.

 

Afaste-se dos seguintes locais: tratores e outras máquinas agrícolas; motocicletas, bicicletas e carroças; campos abertos pastos, campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores isoladas, postes, mastros e locais elevados;

 

Permaneça dentro de seu veículo caso o mesmo tenha teto de estrutura metálica.

 

Notícias relacionadas