Temos o melhor café do Sul do Brasil
A pomerodense Suzana Schreder foi a São Paulo para a maior competição de baristas do Brasil e traz prêmio para
Pomerode
“Um café, por favor!”. Uma frase tão comum no dia a dia das pessoas. Muita gente mal sabe que o profissional que está por trás desta bebida tão deliciosa se chama barista. Ele é o profissional que é especializado em cafés de alta qualidade (cafés especiais). Também trabalha criando novas bebidas baseadas em café, utilizando-se de licores, cremes, bebidas alcoólicas, entre outros.
O brasileiro ama café. Tanto que, desde 2005, esta bebida tem uma data especial para ser comemorada: 24 de maio. Esta data foi escolhida pois simboliza o início da colheita em grande parte das regiões cafeeiras. O Brasil é o maior exportador de café do mundo e o segundo maior consumidor do mercado. No ano de 2011, o consumo no país foi de quase 82 litros de café por brasileiro por ano. É a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.
Uma barista pomerodense participou da sexta edição do maior campeonato de baristas do Brasil, o Xícara de Ouro. Suzana Schreder, que já tinha participado da mesma competição em 2014, trouxe este ano, um belo prêmio para Pomerode. “Fui campeã regional sul do Xícara de Ouro. Isso quer dizer que das competidoras do sul da país, eu fui a melhor. Já na etapa nacional, eu fiquei em terceiro lugar”.
Para Suzana, esta edição foi muito mais tranquila, já que conseguia dominar o seu nervosismo com mais facilidade. “Este ano foi muito mais fácil. A minha preocupação era com o tempo, mas como nenhuma das competidoras conseguiu fechar no tempo, eles acabaram desconsiderando o tempo e focando na qualidade do café oferecido. Além disso, nossa equipe foi a última a se apresentar e eu fui a última da minha equipe, então, deu para ver qual foi o erro dos outros e tentar melhorar”, afirma.
A pomerodense diz que a emoção ao receber o prêmio foi muito grande. “Eu chorei bastante. Fiquei muito emocionada. Eu queria ganhar, pois sabia que estava preparada para isso, e quando anunciaram o meu nome como campeã da regional sul, eu fiquei muito feliz. Tudo é muito maravilhoso, e agora, quero me preparar para quem sabe, ir para a competição no ano que vem de novo”.
Suzana explica que a experiência valeu muito a pena e mesmo sendo a segunda vez que ela participa, há sempre coisas novas a serem aprendidas. “Só de eu estar entre as 16 selecionadas para o concurso já foi uma grande vitória. Ganhar o prêmio Xícara de Ouro regional sul foi incrível. Viajar, fazer novos amigos e vivenciar novas experiências é muito válido.
Então, só tenho que estar feliz mesmo”, completa.