Geral

Tecnologia a favor da saúde

Agentes comunitários participam de capacitação para usar o programa e-SUS no tablet

28 de outubro de 2015

Agentes Comunitários de Saúde de Pomerode participaram na quinta-feira, 15 de outubro, da segunda etapa do treinamento para utilizar o Sistema e-SUS, preconizado pelo Ministério da Saúde. O equipamento de trabalho facilitará a coleta de dados e o registro dos cidadãos, bem como trará mais qualidade de atendimento, por reduzir o preenchimento de fichas.

O sistema já era utilizado pelos 64 agentes do município, mas as informações eram repassadas para o computador somente quando o agente voltava das residências onde havia coletado os dados da população. E agora com os tablets as informações são cadastradas direto no sistema.

Ao todo, 64 tablets serão utilizados no município, sendo que a segunda etapa da capacitação ocorre ainda nos dias 8, 15 e 21 de outubro, quando todos os agentes estarão aptos à nova ferramenta, abandonando para sempre o lápis e papel. Além do equipamento, os profissionais receberão uma bolsa para o uso diário de trabalho.

A primeira etapa da capacitação iniciou na segunda-feira, 21 de setembro onde foram apresentados os tablets. De acordo com a secretária de Saúde, Waltraud Hinkeldey, esse instrumento de trabalho proporcionara melhores condições de captar, registrar e informar dados para elaboração de banco de informação da Secretaria, além de dar maior agilidade e resolutividade nos serviços.

O e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), é uma estratégia do Departamento de Atenção Básica para reestruturar as informações da Atenção Básica em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população. A estratégia e-SUS, faz referência ao processo de informatização qualificada do SUS em busca de um SUS eletrônico.

Notícias relacionadas