Esporte

Tandara está fora dos Jogos Olímpicos por “potencial violação” por doping

Suspeitas recaem sobre um medicamento para controle menstrual.

6 de agosto de 2021

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou na noite desta quinta-feira, 05 de agosto, que a oposta Tandara Caixeta está suspensa provisoriamente “por potencial violação de regra antidopagem”. Com isso, ela não mais participará da Olimpíada de Tóquio (Japão), retornando de forma imediata ao Brasil.

Segundo comunicado do COB, a notificação foi realizada pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). “O teste foi realizado no período fora de competição, no centro de treinamento da Confederação Brasileira de Voleibo (CBV) em Saquarema, no dia 07 de julho”, diz a entidade.

Conforme apurado pelo jornal “O Globo”, resultado pode ter sido causado por um medicamento para controle menstrual. A reportagem afirma que a oposta desconfia que a alteração se deu por conta da tentativa de regular seu ciclo menstrual e que o uso do remédio teria sido autorizado pela própria CBV.

 

 

A atleta, de 32 anos, por meio de sua assessoria, publicou uma nota nas suas Redes Sociais. Segundo a publicação, “Tandara Caixeta está trabalhando em sua defesa e só se manifestará após a conclusão do caso”.

Tandara defendeu a equipe da Cativa / Oppnus na Superliga 2009 / 2010, com a qual conseguiu alcançar os playoffs. Individualmente, a jogadora foi a terceira maior pontuadora do torneio, com 428 pontos, e foi eleita a melhor defensora do campeonato.

Notícias relacionadas