- Astrologia
- Auto
- Classificados
- Publicações Legais
- Bombeiros
- Colunas
- Comunidade
- Cotidiano
- Cultura
- Economia
- Entretenimento
- Educação
- Especiais
- Esporte
- Estado
- Eventos
- Fotolegenda
- Geral
- JP Explica
- Meio Ambiente
- Mundo
- País
- Perfil Empresarial
- Polícia
- Política
- Obituário
- Revista JP
- Saúde
- Segurança
- Serviços
- Tecnologia
- Turismo
- Trânsito
- Vale do Itajaí
Sudoku – o quebra cabeça mais popular do mundo atual
E.B.M. Olavo Bilac
E.B.M. Olavo Bilac
No dia 12/02, quinta-feira, na aula de ciências, tivemos um teste de raciocínio, concentração e perseverança. Um jogo de Sudoku, que exigiu o maior esforço de todos.
O Sudoku é um jogo de raciocínio e lógica. Apesar de ser muito simples, é divertido e viciante. Basta completar cada linha, coluna e quadrado. Não há nenhum tipo de operação matemática envolvida. Este jogo foi inventado no século XVIII, pelo suíço Leonhard Euler. (http://sudoku.mamenb.net/historia.htm)
O objetivo dessa atividade foi desenvolver os três pontos citados no início do texto, para que estes estejam sempre juntos ao aluno.
“Cada sudoku tem uma solução sem igual que pode ser alcançada logicamente sem adivinhar. Quando sabemos o objetivo do jogo se torna fácil.” Diz a aluna Júlia Taynara Blank, que também recomenda o jogo como teste de inteligência.
A atividade serviu também para formar o perfil de cada um, de acordo com o resultado individual, o que irá ajudar a professora que saberá quem possui os três pontos iniciais. “O resultado foi excelente para o 6º ano, já a 6ª e 7ª série não alcançaram o objetivo e a 8ª série se saiu regularmente.” Relata a professora Cristina Tavares de Oliveira, de Ciências aos Jornalistas Mirins Felipe André Rahn, Esteban Diego Koch e Elias Klaus Lieskow.