Geral

Sociedade Botafogo comemora 40 anos de história

A Sociedade Botafogo, que tem hoje um quadro de 200 associados completou, dia 19 de fevereiro, 40 anos de fundação.

26 de fevereiro de 2004

A Sociedade Botafogo, que tem hoje um quadro de 200 associados completou, dia 19 de fevereiro, 40 anos de fundação. Localizada na rua Dr. Wunderval, iniciou com objetivos exclusivamente sociais, desenvolvendo atividades culturais, esportivas e de caça e tiro.


Infelizmente as atividades foram interrompidas em agosto de 1989, por contingências legais, onde até então funcionava em imóvel alugado. Com a interrupção, a sociedade foi praticamente dissolvida. Desta forma, o Botafogo perdeu seu patrimônio e os sócios se desfizeram.


Mais tarde, alguns retornaram e em uma reunião na casa de Rolando Koenig, improvisaram um estande de tiro, continuando com esta atividade. Em julho de 1991, a idéia de reorganizar a sociedade tomou corpo. Foram chamados todos os antigos sócios.


Elegeu-se na ocasião uma nova diretoria. De forma arrojada, esta decidiu adquirir um terreno de 25 mil metros quadrados, estrategicamente localizado no mesmo bairro. O mesmo exigiu altos investimentos em infra-estrutura. Para arrecadar recursos para estes investimentos, foram realizadas rifas, sorteando cinco automóveis zero quilômetro, de 1994 a 1998.


No dia 16 de dezembro de 1995, foi inaugurada a primeira etapa do investimento, a praça esportiva. Em agosto de 1998, foi concluída a ampliação da sede social, com inauguração no dia 1 de agosto deste ano. Desde a reorganização, em julho de 1991, até hoje, o presidente é Jürgen König, considerado um dos grandes batalhadores para a volta do Botafogo.


Hoje, o Botafogo é uma sociedade bem organizada e tem no futebol de campo uma grande força, o que já ocorria em tempos anteriores, a exemplo de 1982, quando o time jogou 52 partidas invictas. Também possui uma das torcidas mais fanáticas e respeitadas do município, inclusive pela grande participação das mulheres, que em dia de jogo, deixam seus afazeres e até outras formas de lazer, para dar força ao clube. Juntamente com os homens, estão sempre na arquibancada, gritando palavras de apoio aos jogadores. Elas também participam da mesma forma em campos adversários, sempre fazendo parte da torcida. Hoje, algumas até fazem parte da diretoria.

Notícias relacionadas