Geral

Sistema inibe a ação criminosa

A decisão da implantação deste sistema de vigilância aconteceu principalmente em virtude dos números de atos ilegais apresentados.

9 de dezembro de 2004

A decisão da implantação deste sistema de vigilância aconteceu principalmente em virtude dos números de atos ilegais apresentados. No período de 2001 até outubro do ano passado, houve um total de 373 ocorrências policiais. Constatou-se que o grande problema que a PM enfrenta hoje são os furtos consumados, que representam 62% dos números, tentativa de furto, 18% e danos e depredações, 14%.


As câmeras, neste caso, servirão como um elemento a mais, e importante, nas investigações, já que a Polícia Civil tem deficiência de comissários e investigadores, sendo que a maioria destas investigações é feita pelo efetivo da PM.


O tenente PM Alberto Fritz Bueno, adepto da idéia, ressaltou por ocasião da primeira reunião no ano passado, que os números de ocorrências registradas em Pomerode são muito significativas em relação ao tamanho do município. “São pequenos crimes que vão acontecendo e se acumulando”, ressaltou. Comentou a eficácia do sistema, ressaltando que a simples presença do equipamento inibe a ação criminosa.


Colocou ainda que Pomerode tem esta chance de fazer a prevenção. “E essa é a questão. Hoje a polícia trabalha sobre fatos consumados e com este sistema, teremos como resgatar a prevenção”, salientou. A prefeita Magrit Krueger, também favorável ao projeto, disse que Pomerode precisa hoje contar com maior segurança. “Temos vários problemas de assaltos e arrombamentos. E esta é uma das formas que encontramos para amenizar e coibir o problema”.


Lembrou que este sistema de vigilância eletrônica é utilizado em vários países do primeiro mundo, proporcionando segurança comprovada, com ótimo efeito inclusive em cidades de grande porte.

Notícias relacionadas