Servir como exemplo também na qualidade de vida
Michelly é mãe de três. Dedica tempo a sua família, mas também tira um momento para exercitar-se. E assim, tornou-se
exemplo para os filhos viverem uma vida saudável
Ser mãe é praticamente uma profissão em tempo integral. Elas acabam se dedicando quase o tempo todo ao bem estar de seus filhos. Muitas vezes, as mamães acabam abdicando de certas tarefas pessoais para cuidar dos seus pequenos. E nessa vida da maternidade, às vezes pode faltar tempo para cuidar da saúde, por exemplo.
Mesmo assim, tem mães que conseguem conciliar com a rotina um momento para fazer exercícios. Exemplo disso é a pomerodense Michelly Vale. Mãe de três filhos, Vinícius, de 13 anos, Larissa, de 10, e Laura, de 10 meses, a mamãe tira um tempinho para cuidar de sua saúde. Ela, além de vivenciar a rotina dos filhos, pratica ginástica. “Comecei há mais ou menos um ano e meio. Tive que parar durante a gravidez, por indicação do médico, mas logo depois de ter a Laura eu voltei”, comenta.
Para poder se dedicar mais a vida dos filhos, Michelly deixou o emprego. Montou a rotina de forma a poder dar atenção e carinho para todos os filhos. “De manhã, os dois mais velhos estão na escola, então tenho um tempinho para me dedicar a minha caçula. A tarde, quando todos estão em casa, tento ajudá-los com os estudos e eles também aproveitam para ficar com a irmãzinha”. E onde entra a ginástica no meio disso? “Meu marido me auxilia muito. Ele fica com as crianças para que eu possa ir para a ginástica. Ele me apoia e incentiva e isso é uma ajuda e tanto. Minha mãe também me ajuda quando ele não está, então, posso ir tranquila, pois sei que eles estão bem”.
Além de ser um ótimo exercício para o corpo, a ginástica também faz bem para a mente. Michelly conta que se sente mais motivada com a prática. “É bom porque não tem rotina, nós nunca sabemos como será a aula, qual exercício praticaremos e isso me motiva muito a ir. É bom praticar exercícios pois o corpo libera endorfina e isso nos traz bem-estar, nos faz sentir bem. Eu me sinto muito melhor quando faço a ginástica”, conta.
Ela explica também que, começando alguma atividade, ela acaba incentivando seus filhos a terem a mesma iniciativa, tornando-se um exemplo para eles. “Acho que nós, adultos, somos fundamentais para a formação das crianças. Vejo como os meus filhos, assim como eu, estão buscando a qualidade de vida. Minha filha já foi ver uma aula comigo e meu filho está buscando alguma atividade para começar. Ambos cuidam muito da alimentação. Eles nos vêm como exemplo e por isso, são motivados a fazer o mesmo”, coloca.
Michelly sempre quis ser mãe e planejou ter três filhos. Mas conta que todas as gestações foram diferentes, além da própria experiência ajuda a cuidar dos pequenos. “No meu primeiro filho, eu tinha muito receio, a expectativa era muito maior. Nós éramos ainda meio imaturos e inseguros. Nos outros nós já tínhamos mais segurança, já não houve mais tanta preocupação.
É tudo questão de experiência”. Ela explica ainda que no começo, achava que seus filhos mais velhos iam estranhar a presença de um bebê, mas eles aceitaram muito bem e hoje tem um carinho muito grande por ela”, exalta.
Como mãe, Michelly diz que pretende plantar boas sementes hoje, para poder colher bons frutos no futuro. “Quero dar a eles bom estudo, colocar bons princípios. Acho que o melhor que um pai pode dar para seu filho é um bom caráter, para que eles possam construir a sua vida com honestidade”, enfatiza.