Servidores do judiciário entram em greve em Santa Catarina
Paralisação deve afetar cartórios e fóruns de todo o estado. Já os agentes penitenciários estão em estado de greve.
Os servidores do judiciário entram em greve a partir desta quinta-feira (9) em Santa Catarina. Já os agentes penitenciários, em estado de greve, suspenderam os plantões extras nas prisões desde quarta (8). Ambos sindicatos das categorias não chegaram a um acordo de reajuste salarial com o Governo do Estado.
Com a greve do judiciário, cartórios e fóruns de todas as comarcas do estado devem ser afetados. Entre os agentes penitenciários, a paralisação é parcial afeta os plantões extras nas prisões.
Na tarde de quarta-feira (8), houve uma reunião entre o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário de Santa Catarina (Sinjusc) e representantes da categoria, sem acordo entre as partes. Funcionários solicitam que o novo plano de cargos e salários seja enviado para votação na Assembleia Legislativa em até 30 dias. O órgão solicitou fazer o envio até 29 de maio.
Já o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina (Sintespe), que representa a categoria dos agentes prisionais, solicitou que o reajuste salarial seja pago em três parcelas semestrais com início neste ano. O governo propôs o pagamento em oito parcelas, a partir do ano de 2016. Também não houve acordo.
Conforme o Sintespe, em uma nova assembleia marcada para o dia 15 de abril, agentes penitenciários devem decidir sobre a paralisação total dos servidores.