Série Praças
Um lugar agradável para sentar e descansar, ler um livro, praticar um espore, curtir um bom momento em família.
Um lugar agradável para sentar e descansar, ler um livro, praticar um espore, curtir um bom momento em família. Local propício para lazer, diversão e relaxamento, as praças são, com certeza, um ótimo espaço para todas essas atividades. A cidade de Pomerode é comtemplada com sete praças espalhadas pelo município e frequentadas por cidadãos de todas as idades. Elas possuem parque recreativo para crianças, espaço para caminhadas, prática de exercício físico, locais para descanso e cenários para fotografia.
Além de um lugar prazeroso para a população, as praças são também atrações turísticas, que chamam pessoas de diversos locais a conhecer mais esta beleza do município. Também podem conter um caráter histórico, apresentando em seus componentes, um pouco da origem dos colonizadores desta terra e seus costumes. Podem também, representar algum movimento ocorrido em épocas passadas.
Entretanto, quando estes momentos de descontração, divertimento e apreciação da natureza podem estar aliados a perigos e insegurança, a situação se torna preocupante. São diversos os fatores que podem tornar o lazer, uma tremenda dor de cabeça. As causas vão desde estruturas comprometidas ou inadequadas, falta de segurança pública, violência, entre outros fatores.
Estes problemas afetam não só quem costuma frequentar estas praças, mas também à moradores da região, e, inclusive, a imagem do município. Entre as reclamações e os elogios, o Jornal de Pomerode traz uma série de reportagens a respeito da situação de cada Praça de Pomerode com a opinião de quem as frequenta. Em cada edição, uma praça diferente. Mas antes, um pouquinho da história de cada uma delas.
Praça Jorge Lacerda – Um referencial pomerodense. Localizada no centro da cidade, em frente à prefeitura, sendo anexa ao Portal Turístico Sul. Concebida em 15 de julho e 1969, a praça leva o nome do ex-governador do estado de Santa Catarina, Jorge Lacerda, que exerceu mandato de 31 de janeiro de 1956 e 16 de junho de 1958.
Praça Hans Erns Schmidt – Inaugurada como Praça 25 de julho na época em que Pomerode ainda era denominada de Distrito do Rio do Testo, do município de Blumenau. Está localizada próximo à fábrica da Porcelana Schmidt. Logo após a emancipação do município, a praça passou a ser chamada de Praça Hans Erns Schmidt, cujo nome vem em homenagem ao precursor da Porcelana, falecido em 10 de junho de 1961.
Praça Erwin Zastrow – Inaugurada em 04 de setembro e 1984, a praça está localizada em frente à indústria têxtil Malwee. Seu nome vem a homenagear o proprietário de um dos primeiros salões de festa da região e também, ex-vereador do município de Blumenau, falecido em 15 de maio de 1973. A praça passou por uma reforma e foi reinaugurada em 01 de outubro de 2010.
Praça Egon Bahr – Localizada no bairro Testo Central, a praça leva seu nome em homenagem a um empresário homônimo, morador da localidade. A praça foi revitalizada em janeiro de 2011.
Praça Lauro Guenther – Localiza-se em Pomerode Fundos, próximo à Casa do Imigrante. Homenageia um grande empreendedor do município. Guenther era dono de uma Casa Comercial, açougue, atafona, moinho de fubá e um salão de baile, onde eram realizados casamentos. Foi também idealizador do Clube de Caça e Tiro 1º de Maio.
Praça Torgelow – Torgelowerplatz – Situada ao lado do Zoo Pomerode em frente ao Centro Cultural do município. Foi inaugurada em 30 de setembro de 2010, sendo a praça mais nova da cidade. Foi construída para celebrar os 180 anos de imigração alemã em Santa Catarina. , a praça é fruto de um acordo entre Pomerode e Torgelow, em 2007.
Praça Jorge Lacerda: Um espaço de tranquilidade, que necessita de reparos
Crianças correndo e brincando com seus respectivos pais e amigos. Pássaros cantarolando entre os galhos das árvores. Pessoas aproveitando o tempo e o espaço para atividades de lazer, descanso, caminhadas, exercícios físicos e aeróbicos. Um ambiente tranquilo, onde seres de diferentes espécies e pessoas de diferentes idades convivem em perfeita harmonia.
Este é o cenário que compõe a Praça Jorge Lacerda, localizada no centro do município, em frente à prefeitura. Anexa ao Portal Turístico Sul, a praça chama a atenção pela localização, pelas árvores que enaltecem o ambiente, e por sua beleza natural.
O nome dado a ela homenageia um importante político catarinense, ex-governador do estado, Jorge Lacerda. Seu mandato durou de 31 de janeiro de 1956 e 16 de junho de 1958. Faleceu em um desastre de avião, ocorrido em São José dos Pinhais, no Paraná. A praça foi inaugurada em 15 de julho de 1969.
A praça contém um espaço destinado às crianças, com balanços, escorregador, gangorra, entre outros brinquedos, que enchem os olhos e fazem a alegria dos pequeninos. Muitos pais levam as crianças para brincar na praça durante o dia, uma vez que consideram um local tranquilo, onde não tem preocupações com segurança. Uma destas mães é Natali Krueger, 38 anos, que contou que sua filha adora brincar no parquinho, e sempre pede para trazê-la. Esta praça esta bem conservada. Minha filha adora vir aqui, além disso, aqui não tenho preocupação dela se machucar com alguma estrutura comprometida. Moro próximo à Praça Hans Erns Schmidt, mas minha filha prefere vir brincar aqui justamente por essa conservação, uma vez que os brinquedos da outra praça não estão em bom estado afirma.
Um problema apontado por Natali, foi a falta de opções para as crianças brincarem. Embora bem conservados, há poucas opções em brinquedos para as crianças se divertirem. Muitas vezes, eu e meu marido chegamos a nos deslocar para Timbó, onde há uma praça com mais opções, e minha filha adora ir lá. Deveria ser pensado mais nessa questão por parte do Poder Público conta.
Além das crianças, muitos idosos frequentam a praça para descansar e desfrutar da natureza. Uma moradora do bairro Testo Central afirma que vem frequentemente à praça ao final da tarde, esperando o marido sair do trabalho. É um local tranquilo para descansar, gosto muito de vir aqui. Como meu marido trabalha aqui perto, pego o ônibus e me desloco para cá muitas vezes, para aproveitar esta tranquilidade.
O local ainda é muito frequentado por jovens e crianças. Como a praça se localiza próximo à escolas, muitos dos estudantes acabam indo para lá após o horário escolar para conversar, ler ou praticar alguma atividade física. Comumente são vistos jovens no horário do meio dia e ao final da tarde. Durante os finais de semana, a praça é extremamente movimentada, onde muitas pessoas aproveitam a folga para curtir um tempo com a família.
À noite, a praça ainda mostra-se tranquila. Durante a semana, quase não é registrada a presença de pessoas na praça no período noturno. Aos finais de semana, há movimentação durante as noites e madrugadas, especialmente de jovens. Segundo relatos, há algum tempo era frequente a presença de pessoas com som alto, e muita bagunça. Caso que foi motivo de muitas reclamações por parte dos moradores da região. Hoje, porém, estas situações não ocorrem com frequência.
Uma preocupação, tanto para quem frequenta a praça, tanto para quem mora nos arredores é com as calçadas que cercam a praça. Em alguns pontos, é visto um desnível na calçada dificultando o trânsito de ciclistas e pedestres.
A Praça Jorge Lacerda é um dos pontos turísticos de Pomerode, atraindo pessoas de diversos lugares a conhecer mais este belo local que a cidade tem a oferecer.