Meio Ambiente

Semana começa com tempo firme, mas há risco de temporais na sexta-feira Santa, em SC

Em Pomerode, durante a semana, temperatura não deve ultrapassar os 30ºC.

25 de março de 2024

Foto: Eduardo Valente/Secom SC

A semana começa com tempo firme em Santa Catarina, sendo os dias bem típicos da estação de outono, quando as noites e madrugadas têm temperaturas amenas e as tardes são mais quentes.

Em geral, o sol predomina no estado, mas há variação de nuvens nas regiões litorâneas, devido a atuação da circulação marítima. Em curtos períodos da noite e madrugada, podem ocorrer chuvas fracas.

Na quarta-feira (27) estas condições ainda predominam, mas com o aumento das instabilidades, podem ocorrer pancadas de chuva, eventualmente acompanhada de trovoadas de forma muito isolada, que provocam alagamentos e queda de galhos de árvores no oeste, planaltos e nas áreas de encosta do Litoral Sul, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Na quinta-feira (28) as instabilidades aumentam, com possibilidade destes temporais se desenvolverem, trazendo risco para alagamentos, enxurradas pontuais, danos na rede elétrica e destelhamentos.

Entretanto, é na sexta-feira santa (29) que o tempo muda no estado, com risco de temporais em todas as regiões no decorrer da tarde e noite, devido ao aumento das instabilidades. Os temporais podem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e queda de granizo.

Nas áreas litorâneas podem se estender até o início da madrugada de sábado (30). Após um sábado de trégua, a tendência indica que entre o domingo (31) e segunda-feira (01/04), a aproximação e passagem de uma frente fria trazem chuva para toda Santa Catarina.

Vale ressaltar que devido a antecipação longa, as previsões podem sofrer ajustes, sendo importante o acompanhamento diário das previsões para melhor entender a previsão e os riscos associados para este feriadão.

Notícias relacionadas