Geral

Seleção brasileira de ginástica se apresentou em Pomerode

O Campeonato Brasileiro de Ginástica Olímpica ? categoria pré-infantil e juvenil, reuniu 152 ginastas de 24 clubes do País.

18 de novembro de 2004


O Campeonato Brasileiro de Ginástica Olímpica ? categoria pré-infantil e juvenil, reuniu 152 ginastas de 24 clubes do País. De Santa Catarina, oito atletas competiram na Categoria Juvenil e um ginasta na Pré-Infantil. As equipes catarinenses participantes foram a Associação Blumenauense de Ginástica Olímpica e Associação Itajaiense de Ginástica Olímpica.


O campeonato, disputado no Ginásio Esportivo do Conjunto Educacional Dr. Blumenau, reuniu ainda as estrelas da seleção brasileira, como o atleta olímpico, Diego Hypólito, que competiu pelo Clube de Regatas Flamengo. A irmã, Daniele Hypólito, com as colegas de seleção Daiane dos Santos, Camila Comin, Ana Paula Rodrigues, Caroline Molinari, Laís Souza, Merly do Carmo de Jesus e Thaís Moiz Silva. As meninas da seleção fizeram apresentação no sábado, às 17h30 e no domingo, às 12h, no encerramento da competição.


A abertura do campeonato foi no dia 11 de novembro. A organização estima que, só no sábado, mais de 1,5 mil pessoas tenham passado pelo ginásio do Dr. Blumenau. No domingo, com o ingresso trocado por um quilo de alimento não-perecível, o movimento foi enorme. Calcula-se que durante os três dias de competição, o público superou cinco mil pessoas.


No sábado e no domingo, o ginasta Diego Hypólito foi pódio absoluto. Competindo em todos os aparelhos na categoria de 17 a 18 anos, ele ficou com o primeiro lugar no solo, no cavalo e no salto. Além disso, conquistou ainda a medalha de prata nas argolas, de bronze nas paralelas e o quarto lugar na barra.


Entre os atletas catarinenses, o destaque foi Fábio Santos, de Itajaí, que ficou com a medalha de bronze no solo da categoria 17 a 18 anos, além de aparecer entre os seis primeiros em todos os outros aparelhos. O único atleta blumenauense da categoria a competir na final, Pablo Jaime Walker, ficou entre os seis melhores colocados em cinco dos seis aparelhos disputados. Por equipes, a Associação Blumenauense de Ginástica ficou com o terceiro lugar na Categoria Juvenil.


No feminino, o destaque foi para Jade Fernandes Barbosa, do Flamengo. No salto e no solo, suas notas foram as maiores de toda a competição. Nenhuma atleta de Santa Catarina conseguiu chegar à final.


Daniele e Diego Hypólito desfilaram por Pomerode esbanjando simpatia. Distribuíram sorrisos e não fugiram de fotos com os fãs e autógrafos por onde passavam. Os irmãos não conheciam Pomerode, mas gostaram imensamente daqui. Diego comentou inclusive que já esteve duas vezes na Alemanha e Pomerode lembrou muito aquele país. Os irmãos têm agora o compromisso com a final da Copa do Mundo de Ginástica, que será disputada, em dezembro, na Inglaterra.


A gaúcha Daiane dos Santos, foi uma das mais solicitadas entre os atletas da seleção. Esta foi sua primeira apresentação depois das olimpíadas de Atenas. Geralmente falante, se mostrou mais quieta em Pomerode. A sua apresentação, execução do “Brasileirinho”, foi bem diferente da Olimpíada na Grécia. Tranqüila, efetuou os movimentos perfeitamente.


Ao final da apresentação, sem muita chance de entrevistas, disse apenas que pretende sair da final da Copa do Mundo com um bom resultado e não apenas premiação. Enquanto os irmãos Hypólito já pensam nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, Daiane afirmou que ainda não sabe se irá participar. “Tenho que analisar bem e ainda assim vai depender de fatores físicos e psicológicos”, declarou.

Notícias relacionadas