Educação

Secretaria de Educação de Pomerode zera a fila de espera por vagas em CEIs

Veja ações adotadas para atender a todas as crianças

4 de abril de 2025

Foto: Arquivo JP

Por meio de ações adotadas pela Secretaria de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode (SEFE), a fila de espera para vagas em centros de educação infantil do município foi zerada.

De acordo com a pasta, no início de 2025, havia um total de 179 crianças inscritas na lista de espera por vagas nos CEIs, sendo 159 crianças inscritas para creche I, 15 para creche II e mais cinco para creche III. Ainda segundo a SEFE, todos que foram inscritos em 2024, já tiveram vaga ofertada.

“Todos os dias ocorrem mudanças em nossa lista, pois novas crianças são inscritas a cada semana. Hoje, nossa lista de creche II e III está zerada. Temos em lista de espera de creche I, apenas 18 crianças que não podem efetivar matrícula, pois não possuem idade mínima (3 meses). Como ainda temos vagas em alguns Centros de Educação Infantil, logo que uma criança é inscrita já tem vaga ofertada”, afirma a secretária de Educação e Formação Empreendedora, Neuzi Schotten.

Para que isso fosse possível, a SEFE adotou algumas ações, como o acompanhamento e monitoramento da lista de espera e das vagas existentes; visitas in loco para acompanhar a efetivação das matrículas e atendimento individualizado das famílias, com oferta de segunda opção de matrícula.

Além disso, os centros de educação infantil também adotaram algumas ações, como a efetivação das matrículas seguindo a legislação municipal, acompanhamento da frequência, uma vez que a matrícula de 0 a 3 anos é opcional, porém a frequência é obrigatória; e constante reorganização de turmas ao longo do ano.

“A Educação Infantil é reconhecida no Brasil como a primeira etapa da Educação Básica, sendo um direito fundamental de todas as crianças de 0 a 5 anos, embora a matrícula não seja obrigatória de 0 a 3 anos. Nossos movimentos são em garantir que as crianças, nesta faixa etária: tenham direito ao acesso e permanência nas Instituições que atendem a Primeira Infância; sejam acompanhadas por profissionais que proporcionam a exploração de diferentes propostas ampliando suas possibilidades de aprendizagem; e atuando como rede de apoio às famílias que precisam conciliar o trabalho e os cuidados com os filhos, especialmente para famílias que não possuem rede de apoio”, pondera Lilian Mara da Costa Silva, gerente de Educação Infantil da SEFE.

Além da atenção à lista de espera, a SEFE também adotou as seguintes ações fundamentais para a boa oferta da Educação Infantil no município: oferta de almoço para as crianças do pré-escolar (4 e 5 anos de idade) do turno da manhã nos Centros de Educação Infantil; padronização do horário de funcionamento dos Centros de Educação Infantil; retomada do Pré-Escolar em Tempo Integral, com a criação de 172 vagas.

Atualmente, o CEI que possui a maior quantidade de matriculas de crianças de 0 a 5 anos é o CEIM Crista Siewert, localizado em Testo Central, que atende 255 crianças. “Ele também possui disponibilidade de vagas em todas as faixas etária, contribuindo para suprir toda a demanda por vaga naquela região”, completa a secretária.

A segunda maior instituição de educação infantil é o CEIM Rosa Borck, na região de Testo Rega que atende atualmente 161 crianças.

Notícias relacionadas