Meio Ambiente

SC terá chuva intensa, temporais isolados e rajadas de vento nesta terça-feira

A causa da instabilidade é a intensificação de um sistema de baixa pressão

26 de setembro de 2023

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Ao longo desta terça-feira, 26, a chuva ocorre de forma persistente em áreas do centro ao leste de Santa Catarina.

De acordo com o Monitoramento e Alerta da Defesa Civil de Santa Catarina, em alguns momentos, entre o Litoral Sul, Planalto Sul e parte da Grande Florianópolis e do Alto Vale do Itajaí, esta chuva ocorre de maneira intensa, com acumulados médios entre 40 e 60 mm.

A causa da instabilidade é a intensificação de um sistema de baixa pressão que dará origem a um ciclone extratropical entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina no final do dia.

Riscos Associados

O risco é moderado nas áreas em amarelo do mapa para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas pontuais.

Nas áreas em verde o risco é baixo para ocorrências relacionadas a temporais, como destelhamentos e queda de árvores.

Rajadas de Vento

A partir do final da manhã da terça-feira, 26, o vento do quadrante norte/noroeste ganha força com velocidade média entre 30 e 40km/h e rajadas entre 60 e 80km/h, na área entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul e na Grande Florianópolis, à medida que o sistema de baixa pressão ganha força, para no final do dia dar origem a um ciclone extratropical entre o Litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

O risco é baixo na área em verde e moderado na área em amarelo do mapa, para ocorrências associadas a destelhamentos, queda de galhos e árvores.

Avisos e Alertas da Defesa Civil

Para receber os avisos e alertas da Defesa Civil de Santa Catarina por SMS, cadastre-se com seu celular. Basta enviar o CEP de sua cidade (com ou sem hífen ou espaço) por SMS para o número 40199. Para inserir mais de um CEP a ser monitorado, basta repetir o procedimento.

Em caso de emergência, ligue 199 para a Defesa Civil de seu município, 193 para o Corpo de Bombeiros Militar ou 190 para a Polícia Militar.

Fonte: Defesa Civil de SC/Secom

Notícias relacionadas