Saiba mais sobre a modalidade de Tiro ao Prato
Dentre as várias modalidades de tiro, temos o Tiro ao Prato, praticado com espingardas (chumbeiras), modalidade esta muito dinâmica, de grande emoção, tanto ao atirador quanto à platéia.
Dentre as várias modalidades de tiro, temos o Tiro ao Prato, praticado com espingardas (chumbeiras). O Tiro ao Prato engloba várias modalidades, como a Fossa Olímpica, Skeet, Fossa Double, Percurso de Caça, Trap Americano, etc.
Hoje abordarermos o Trap Americano, que consiste em cinco posições de tiro em semicírculo, distantes 14,60 metros de uma casa onde está alojada a máquina de lançar os pratos. A máquina lança os pratos para a frente em cinco posições aleatórias, sendo que o atirador não sabe em qual das cinco posições o prato será lançado. Cada atirador dispara um tiro por vez, totalizando cinco tiros em cada uma das cinco posições, perfazendo um total de 25 tiros por série. Uma prova prova consiste de oito séries (200 tiros). A arma utilizada é uma espingarda (chumbeira), prevalecendo o calibre 12, com carga máxima de 38 gramas de chumbo fino (8, 7,5 ou 7). Pode-se competir com qualquer calibre, mas nenhuma vantagem será concedida ao atirador que usar calibre inferior ao 12. O prato mede aproximadamente 10 cm de diâmetro, peso por volta de 100 gramas e é lançado a uma velocidade de 80 km/h, devendo ser quebrado em pleno vôo. Cada prato quebrado vale um ponto para o atirador.
O item segurança é fundamental, podendo levar à desclassificação do atirador que for negligente. A s espingardas somente deverão ser transportadas abertas e desmuniciadas entre os postos de tiro e quando o atirador não estiver competindo. Também é probidio fazer exercícios de pontaria e municiamento fora dos postos de tiro.
O Tiro ao Prato é uma modalidade dinâmica de grande emoção, tanto ao atirador quanto à platéia, uma vez que se pode observar imediatamente o resultado do tiro.