Geral

Saiba como montar o seu traje típico para a Festa Pomerana

Se você ainda não tem o seu traje típico, nós temos algumas dicas para ajudar a montar um legítimo traje de Frida ou Fritz

11 de janeiro de 2020

A cinco dias do início da Festa Mais Alemã do Brasil, está na hora dos preparativos finais para curtir a Pomerana. E se você ainda não tem o seu traje típico, nós temos algumas dicas para ajudar a montar um legítimo traje de Frida ou Fritz.

Para as mulheres, começamos pelo vestido. De acordo com o regulamento da 37ª Festa Pomerana, os vestidos típicos ou saias são aceitos com detalhes em renda ou bordado, longos, até a altura dos joelhos ou com tolerância de quatro dedos acima do joelho. As blusas que acompanham o traje podem ser de mangas longas ou curtas e a barriga não pode ficar à mostra. A cor, fica a critério da Frida, para combinar como seu vestido.

Quando utilizados, os coletes devem ser da mesma cor ou de tons que combinem com o traje completo e o avental é de uso opcional. As mulheres podem, ainda, utilizar acessórios como bolsa, tiara de flores, chapéu, colares e lenços, porém se aderidos devem obrigatoriamente respeitar a estética germânica tradicional.

Ainda, meias e polainas são de uso opcional e, caso uma delas for utilizada, seu uso deve seguir algumas regras. Quando optar pela meia, a mesma deve ser alcançar altura do joelho. Já as polainas, podem ficar na altura da panturrilha ou no tornozelo a depender do modelo escolhido. Podem ser usados sapatos sociais, sapatilhas fechadas ou botas de cano curto. As cores podem ser: preto, marrom, cinza ou caramelo e se houver cadarço o mesmo deve ser da mesma cor do calçado.

Já para os Fritz, os trajes típicos, em geral, possuem calças longas até a altura do joelho ou um palmo acima do joelho. Embora o lederhosen seja originalmente feito em couro, também são aceitos em outros tecidos.

A camisa masculina deve ser de tecido plano, manga curta ou longa, com colarinho. As cores são opcionais, mas normalmente se apresentam em cores claras ou em padronagem variadas de xadrez. Devem harmonizar com a cor do traje. Os coletes, quando forem utilizados, não devem ser apertados demais e sempre devem ser da mesma cor ou de tons que combinem com a calça ou bermuda.

Nos trajes masculinos, há também o suspensório, que pode ser fixo à bermuda ou removível. Se removível este deve ser preso por botões. O suspensório deve cruzar na parte das costas e pode ser feito dos seguintes materiais: couro ou do mesmo tecido que for confeccionada a bermuda ou calça.

O Fritz pode usar, ainda, chapéus germânicos em vários formatos e cores. Seu uso é opcional, porém se utilizado deve compor harmoniosamente o traje. As meias ou polainas são obrigatórias. Quando optar pela meia, a mesma deve ser alcançar altura do joelho ou um palmo abaixo. Já as polainas alemãs são canos de meias de tricô que ficam na altura da panturrilha.

Serão permitidos sapatos sociais fechados, botinas fechados ou sapatênis, onde se houver uso de cadarços os mesmos devem ser da cor do sapato. Cores permitidas: Preto, marrom, cinza ou caramelo.

 

Traje típico completo. (Foto: Jonatan Glatz)

 

Festa Pomerana terá opções para compra de trajes

Na Feira Comercial, Industrial e Artesanal de Pomerode, os foliões poderão encontrar diversas opções de trajes típicos sendo oferecidos, para quem ainda não tem, poder curtir a Festa em grande estilo. Uma delas é a München Trajes Típicos, que é, também, a responsável pela confecção dos trajes utilizados pela Realeza da Festa Pomerana.

A proprietária e estilista da München Trajes Típicos, Maria Odete Turinelli, destaca a variedade de opções, nos padrões da tradição. “Temos, aqui na München, diversas novas combinações, com peças exclusivas, para entrar definitivamente no clima da Festa Pomerana. Aqui na loja, temos diversas opções de roupas masculinas e femininas, e também acessórios. E estaremos na Feira da Festa Pomerana, com um estande completo”, comenta.

 

Quer ser o primeiro a receber as notícias de Pomerode e região pelo WhatsApp? Clique aqui.

Notícias relacionadas