Geral
Robert “Bilbo” Walker
Grande nome do blues estadunidense vem até Pomerode para apresentação única
Robert “Bilbo” Walker é um dos últimos artistas genuínos do Delta do Mississippi dos Estados Unidos ainda vivos e em ação. Ele se apresenta no dia 20 de novembro, quinta-feira, às 21h, na Wox Club. Bilbo Walker tem 77 anos e nasceu em 19 de Fevereiro de 1937 na New África Road, em Clarksdale, Mississippi, em uma família com 17 irmãos que trabalhavam nas plantações de algodão no coração do Delta do Mississippi, como sharecroppers (espécie de meeiros). Como se sabe, essa é a região berço do Blues, onde o gênero surgiu e de onde muitos artistas seguiram rumo Norte para Chicago em procura de melhores condições de vida. Outros artistas, no entanto, permanecem na região, mantendo a tradição do Blues do Delta e de suas variantes vivas e seguindo em frente.
Bilbo Walker começou a tocar aos oito anos de idade, após ter ganho uma guitarra comprada por seu pai por U$ 3.
Começou a tocar guitarra profissionalmente Gospel nas igrejas do Mississippi quando adolescente e após sua irmã começar a namorar um dos membros da banda de Ike Turner, outro nativo de Clarksdale, teve a chance de aprender os truques de palco diretamente de seu ídolo. Ele é auto didatae toca guitarra, piano e bateria. Quando jovem, acompanhava seu pai, também músico de Blues, tocando piano escondido atrás de cortinas nos juke joints (bares típicos do Sul dos Estados Unidos) de Clarksdale. Entre suas maiores influências iniciais, Bilbo Walker cita Muddy Waters, Sam Cooke, Chuck Berry e Ike Turner.
Em 1954 Bilbo Walker mudou para Chicago onde inicialmente tocou Gospel e depois Blues e, depois de lá viver e tocar por 17 anos, mudou-se para a Califórnia, onde reiniciou a plantar algodão e melancias. Nesse período sempre se manteve ativo tocando Blues, e até mesmo música Country, não só na Califórnia, mas viajando regularmente de volta a Chicago e ao Delta, em especial a Clarksdale. Recentemente, Bilbo Walker fez seu regresso à sua terra natal, e hoje mora em Clarksdale, onde continua a tocar regularmente em festivais de Blues e juke joints.
O estilo de Bilbo Walker é cru e original, saindo direto dos juke joints do Mississippi. Bilbo sempre mostraem seus shows seu estilo único de tocar guitarra com uma mão, que ele desenvolveu quando morava em Chicago, tocando na famosa e concorrida Maxwell Street dos anos 1950s. Bilbo toca Blues dos anos 1940s e 1950s (a época de ouro dos Blues), bem como um punhado de clássicos de música country. Bilbo é um verdadeiro showman, sempre vestido em seus ternos exuberantes, com sua peruca, ele não para no palco, dançando e fazendo o famoso duck walk desenvolvido por Chuck Berry, com um upgrade, pois ele pode fazê-lo andando para trás!