Especiais

Rivalidade: Você se lembra a última vez em que Floresta e Vera Cruz decidiram a Copa Pomerode? Relembre

Confronto foi marcado por fortes emoções e um grande público.

21 de junho de 2023

Foto: Lucas Gabriel Cardoso

A partir do próximo domingo, 25 de junho, a cidade mais alemã do Brasil vivenciará uma das maiores rivalidades dentro de seu futebol.

Isso porque, Floresta e Vera Cruz entrarão em campo para decidir a Copa Pomerode de Futebol Adulto Federada 2023 – Taça Zee Rucci 15 anos.

Apesar da grande “mística” que cerca o confronto, esta é apenas a terceira vez que as duas agremiações farão a final da competição pomerodense.

E a decisão também servirá como uma espécie de “tira-teima”, uma vez que, nos confrontos decisivos, cada um levou um título.

Você se lembra como foi a última vez que Floresta e Vera Cruz decidiram a Copa Pomerode? Veja, a seguir.

 

A decisão

A cidade praticamente parou, no dia 11 de junho de 2017, para a decisão da Copa Pomerode de Futebol Adulto Masculino – Troféu Willy Siewert. O sol brilhou forte e, desde as primeiras horas de domingo, o campo do Estádio Hermann Koch começava a ser preparado para receber mais uma edição do clássico dos clássicos: Vera Cruz e Floresta, que prometia ser mais um daqueles jogos para sempre.

Algumas horas depois, a expectativa se confirmou, pois o gramado e todos os mais de 2.500 torcedores presentes em Testo Central foram testemunhas de uma partida que ficou marcada na memória.

No primeiro tempo, apesar das boas chances dos visitantes, foram os donos da casa que abriram o placar, aos 31 minutos. Após lançamento de Anderson, Bruninho partiu em velocidade e tocou no canto esquerdo de Elton.

 

Foto: Lucas Gabriel Cardoso

 

Mesmo com a vantagem do adversário, o Floresta continuou dominando e, antes do fim da primeira etapa, poderia ter empatado. Em grande jogada individual, o lateral Thiago se livrou de dois marcadores e concluiu para o gol. Eder conseguiu fazer a defesa parcial e, em cima da linha, o zagueiro Chico afastou o perigo.

Na volta do intervalo, ambas as equipes criaram boas chances, fazendo com que os goleiros se destacassem. Com, pelo menos, duas grandes defesas cada um, Eder e Elton estavam se transformando nos nomes das partidas. Estavam, pois o que se viu nos minutos seguintes, tão cedo não sairá da memória dos torcedores.

 

Foto: Lucas Gabriel Cardoso

 

Lance polêmico

Aos 36 minutos, Thiago avançou pela direita e arrematou com força. Novamente, Eder fez uma grande defesa e a bola subiu, batendo no travessão. Na sequência, Clayton e Milson disputaram o lance no alto e o jogador cruzmaltino jogou contra o próprio patrimônio (embora o gol fosse dado ao atacante florestino). A bola, então, bateu na mão do zagueiro Chico, que estava dentro do gol.

A arbitragem prontamente validou o lance, o que gerou muita reclamação por parte do time do Vera Cruz, que correu em direção ao assistente, cobrando um posição diferente. Os seguranças tiveram que intervir e a partida ficou paralisada por cerca de seis minutos, até que os ânimos se acalmassem.

 

Foto: Reprodução / TVJP

 

Com o gol de empate, o Floresta voltava a ficar com o título, por conta da vitória, por 2 a 1, na partida de ida.Ao apito final do árbitro, a festa tomou conta do gramado, com os jogadores e diretoria comemorando junto a seus torcedores, a conquista do bicampeonato. A cena mais marcante foi o massagista Colera atravessando o campo todo de joelhos.

 

Foto: Lucas Gabriel Cardoso

 

Foto: Arquivo JP

 

Confira os melhores momentos da partida:

 

Notícias relacionadas