Esporte

Rio do Rastro Marathon terá presenças “ilustres”, neste fim de semana

Prova será dividida em quatro categorias, entre corrida e MTB.

12 de maio de 2022

Edson Neumann e o seu fiel companheiro Feijão | Foto: Arquivo pessoal

Neste fim de semana, dias 14 e 15 de maio, cerca de 1.500 atletas enfrentarão as 286 curvas da imponente Serra do Rio do Rastro, entre as cidades de Lauro Müller e Bom Jardim da Serra, para a disputa da Rio do Rastro Marathon.

O evento vai proporcionar mais uma vez, experiências incríveis a todos àqueles que vão se tornar Guardiões da Serra pela primeira vez ou aos que voltamm para sentir as emoções de correr e pedalar num dos lugares mais bonitos do Brasil. A prova será dividida em quatro categorias: Corrida 25km e MTB 40km, no sábado; Maratona (corrida) e Desafio dos 12 (MTB), no domingo.

Nesta 2ª edição, os atletas que forem correr os 25km vão encontrar um corredor inusitado logo na largada. Ou melhor, nem tanto, quando se fala no “Feijão”, um simpático cão caramelo SRD (sem raça definida), que acompanha o tutor e maratonista, Edson Neumann, em várias corridas pelo estado.

Com apenas quatro anos, ele já coleciona 60 medalhas, inclusive de maratona, e agora quer se tornar um guardião da Rio do Rastro Marathon, ao completar os 25km.

“Eu sempre digo que o Feijão foi um presente de Deus. É tipo alma gêmea em forma de animal. Ele apareceu na minha vida num momento muito importante de 2017, quando eu estava numa crise grave e praticamente mal conseguia andar, por causa de uma doença degenerativa. A nossa conexão foi imediata. Quando voltei a correr, vi que ele ficava me olhando quando saía. Foi aí que comecei a ensiná-lo a correr. Ele é muito inteligente. Sabe todo os comandos de direita e esquerda, presta atenção em carro, respeita cone, identifica a faixa. Nas trilhas e corridas, ele é muito esperto. Pelo cheiro, sabe por onde passaram os atletas. Ele é fantástico”, conta Neumann.

 

Foto: Arquivo pessoal

 

A dupla já conhece o percurso da prova, pois já treinou duas vezes na Serra do Rio do Rastro, mas será a primeira vez que correrão com um pórtico de largada e chegada.

“Quando é prova, a gente sempre quer se superar mais, mas eu tenho que respeitar muito meus limites. Então, minha expectativa é terminar a prova bem. Estou só um pouco ansioso em relação ao tempo e ao frio, muito por causa do Feijão”, finaliza Neumann.

E a preocupação é válida, pois segundo especialistas, os atletas devem ir preparados para um clima de inverno. “Sábado, o tempo começa bom e frio, até com geada em alguns pontos da serra. Chuva, só entre o fim da tarde e começo da noite para frente. Já o domingo será de temperaturas mais baixas, com condição de chuva e períodos de melhorias. Nos dois dias, os termômetros não devem passar dos 14, 15 graus”, destaca o engenheiro agrônomo e “guru do tempo”, Ronaldo Coutinho.

 

Foto: Foco Radical

 

Nos dois dias, a SC-390 vai ser exclusiva dos corredores e ciclistas, entre 6h e 14h, quando o último atleta deve fechar a prova. Neste período apenas carros da organização e autorizados poderão trafegar pelo percurso até o mirante de Bom Jardim da Serra, local de chegada dos atletas. Nos demais horários, a serra volta a ser liberada.

Com informações: Assessoria de imprensa

 

Notícias relacionadas