Economia

Restituição do Imposto de Renda: Receita Federal alerta sobre sites que prometem antecipação

A Receita reafirma que não envia comunicações eletrônicas contendo links ou solicitações de dados cadastrais ou fiscais.

19 de maio de 2023

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A Receita Federal divulgou um alerta aos contribuintes para que estejam vigilantes aos sites que prometem antecipação de restituição do Imposto de Renda.

Algumas empresas, utilizando-se da boa-fé das pessoas, prometem vantagens incríveis para os contribuintes a fim de obter dados, documentos e suas informações fiscais.

Em alguns casos, requerem até o pagamento de taxas a fim de “acelerar” determinado procedimento. Esteja atento, isso não é real e pode ser até ilegal.

A Receita reafirma que não envia comunicações eletrônicas contendo links ou solicitações de dados cadastrais ou fiscais.

 

Consulta começa em 24 de maio

Segundo a Receita Federal, a previsão de liberação da consulta do pagamento do primeiro lote da restituição do IR é o dia 24 de maio e esta consulta deve ser feita no site da Receita. Ainda não foi divulgado quantos contribuintes receberão a restituição neste primeiro lote, bem como o valor total distribuído.

Saiba como consultar quando você pode receber a restituição.

O prazo para fazer a declaração segue até 31 de maio e a restituição deve ser paga em cinco lotes.

Fonte: Receita Federal

Notícias relacionadas