Petrobras fecha contrato de 22 anos para comprar gás dos Estados Unidos
Acordo prevê a compra de 800 mil toneladas de Gás Natural Liquefeito por ano da Cheniere Marketing, subsidiária da maior exportadora de GNL dos Estados Unidos
Foto: Arquivo/Agência Brasil
A Petrobras fechou um contrato de longo prazo para a compra de Gás Natural Liquefeito (GNL) dos Estados Unidos. O acordo, anunciado nesta terça-feira (29), terá duração de 22 anos e prevê a aquisição de 800 mil toneladas de GNL por ano.
Este é o segundo contrato de longo prazo firmado pela estatal brasileira para compra do produto em um período de aproximadamente um mês.
O acordo foi celebrado com a Cheniere Marketing, subsidiária da Cheniere Energy, considerada a principal produtora e exportadora de GNL dos Estados Unidos. A empresa possui um dos maiores portfólios de liquefação do mundo, com os terminais de Sabine Pass e Corpus Christi, localizados nos estados da Luisiana e do Texas.
Por que a Petrobras está ampliando os contratos de GNL?
Segundo a Petrobras, a contratação de volumes de longo prazo faz parte da estratégia da companhia para reduzir a exposição à volatilidade do mercado spot de GNL.
>>> Siga o canal do Jornal de Pomerode no WhatsApp
O mercado spot é caracterizado pela compra e venda de produtos para entrega em curto prazo e, por isso, está mais sujeito a variações de preços provocadas por diferentes condições do mercado.
A estatal afirma que os contratos de longo prazo contribuem para fortalecer a gestão dos riscos relacionados ao portfólio de gás natural, além de ampliar a flexibilidade e a segurança no atendimento aos contratos.
O que é o GNL?
O Gás Natural Liquefeito é obtido por meio do resfriamento do gás natural até que ele passe ao estado líquido. Nesse processo, o volume do gás é reduzido em cerca de 600 vezes, o que facilita seu transporte em navios.
Dessa forma, o GNL pode ser comercializado entre países sem a necessidade de uma ligação por gasodutos entre o local de produção e o comprador.
No Brasil, o gás natural é utilizado em diferentes setores. Entre as aplicações estão o abastecimento de termelétricas, residências e indústrias, além do uso como matéria-prima em determinados processos industriais.
Petrobras já havia fechado outro acordo em agosto
No fim de agosto, a Petrobras anunciou outro contrato de longo prazo para a compra de GNL. Na ocasião, o acordo foi firmado com a Sempra Infrastructure e também prevê o fornecimento de 800 mil toneladas por ano.
O contrato com a Sempra terá duração de 20 anos e prevê o fornecimento a partir do Terminal de Liquefação de GNL de Port Arthur, no Texas.
Com o novo acordo anunciado nesta terça-feira (29), a Petrobras amplia sua estratégia de contratação de GNL por períodos prolongados, buscando maior previsibilidade no fornecimento e na gestão do portfólio de gás natural.
Fonte: Agência Brasil