Geral

Respeito e responsabilidade: qual o nosso papel?

E.B.M. Almirante Barroso

5 de julho de 2010

No dia 25/05, recebemos na escola a visita da Sra. Loraine Valentini, Gerente de Proteção da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento do município de Pomerode, que nos deu uma palestra sobre respeito e responsabilidade.
Ela começou dizendo que a primeira coisa a se fazer é se dar respeito, pois, como podemos exigir respeito dos outros para conosco, se nem nós mesmos nos respeitamos? Respeito é o elemento fundamental em qualquer relacionamento. Se não há respeito, a relação não perdura.
Outro ponto importante tocado na palestra foi da nossa responsabilidade como alunos e como cidadãos. Nós somos responsáveis pelo que somos e pelo que carregamos. A palestrante usou como exemplo o uniforme escolar. Nas ruas, as pessoas nos identificam como estudantes, queiramos ou não. Como podemos ser o orgulho da nossa escola, também podemos ser a vergonha, tudo depende da nossa postura perante a sociedade. As pessoas tomam como referência o nosso ponto de origem, no caso em questão, a escola, e, dependendo de nossas atitudes, concluem se a escola é boa ou má influência.
Depois da palestra, eu e minha colega, Débora Tayná Guarnieri, fomos bater um papo com a Sra. Loraine, perguntando o objetivo da palestra. “Nós estamos numa era de ‘se-os-outros-fazem-eu-faço-também’, portanto, somos responsáveis pelo que fazemos. O mundo está de braços abertos, mas não seleciona o melhor para nós. Este foi o objetivo da palestra: garantir a nossa identidade. Não podemos copiar a vida dos outros, ela é dos outros, não cabe a nós”, diz ela.
Agradecemos a Sra. Valentini pela palestra dada.
Jornalista Mirim, Sthefany Caroline Luebke

Notícias relacionadas