Realizada escolha dos livros didáticos da Rede Municipal de Ensino
Na terça-feira (22/06), foi realizada, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Pomerode, a escolha dos livros didáticos para os anos finais das escolas da rede municipal de ensino de Pomerode. Presentes 27 profissionais da educação, nas disciplinas de Ciências, Matemática, História, Geografia, Português e Inglês, além da secretária de…
Na terça-feira (22/06), foi realizada, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Pomerode, a escolha dos livros didáticos para os anos finais das escolas da rede municipal de ensino de Pomerode. Presentes 27 profissionais da educação, nas disciplinas de Ciências, Matemática, História, Geografia, Português e Inglês, além da secretária de Educação e Formação Empreendedora (SED), Neuzi Schotten.
Os professores reuniram-se para a escolha, realizando, em conjunto, uma análise dos materiais, para que após, seja feita a solicitação ao Ministério da Educação (MEC), através de formulário próprio. Conforme o prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti, esta escolha é importante, pois o livro didático deve estar adequado às necessidades da escola, do aluno e do professor. Neuzi completa dizendo que a escolha deve se fundamentar no projeto pedagógico da Rede Municipal, da Unidade Escolar e do próprio professor.
Os livros servirão para serem utilizados no período de 2011 a 2013, através do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Após, será feita nova solicitação para a vinda dos livros. O número de livros recebidos segue as informações do número de alunos declarados pela escola no censo escolar a cada ano.
O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) é o mais antigo dos programas voltados à distribuição de obras didáticas aos estudantes da rede pública de ensino brasileira e iniciou-se, com outra denominação, em 1929. Ao longo de quase 70 anos, o programa se aperfeiçoou e teve diferentes nomes e formas de execução.
Devem ser escolhidas duas obras para cada série/ano escolar e disciplina. Caso não seja possível enviar a primeira opção, o FNDE enviará à escola a segunda coleção escolhida. Portanto, a escolha da 2ª opção foi tão criteriosa, como a primeira.
O livro didático é um importante material de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, pois contribui, ao mesmo tempo, para o trabalho do professor e para o estudo do aluno.