Quatro anos do Teatro Municipal
Esse povo, que é festa, que é dança, que é música, que é arte, precisava de um grande palco!
Esse povo, que é festa, que é dança, que é música, que é arte, precisava de um grande palco! Com estas palavras, proferidas no dia 13 de agosto de 2009, foi inaugurado o Teatro Municipal de Pomerode.
Com sua construção iniciada em 2007, mediante recursos do Município e do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, o auditório semi-arena já recebeu diversos artistas de renome nacional e internacional em seu palco, como Rosamaria Murtinho, Adriana Birolli, Diogo Portugal, Paulinho Mixaria, Guri de Uruguaiana, Balé Bolshoi e Cirkus Cirkör. Por isso, exatamente no dia em que completou quatro anos, uma programação especial, em comemoração ao aniversário do Teatro Municipal de Pomerode.
O evento teve a presença de diversas autoridades, entre elas, Arlindo Ewald (Leke), representando o deputado estadual Gilmar Knaesel, que muito contribuiu para que o sonho dessa casa de espetáculos se realizasse; Gladys Dinah Sievert, diretora-geral da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, representando o Governador do Estado; Rolf Nicolodelli, prefeito municipal, entre outros.
No palco, as apresentações mostraram o verdadeiro talento pomerodense, cujos artistas se apresentam voluntariamente. A abertura contou com a apresentação do Grupo de Cordas da Escola de Música do Centro Cultural, sob a coordenação de Susan Emanuelle Volkmann. Os músicos que a acompanharam são alunos de violino, viola, violoncelo e contrabaixo.
Na sequência, foi a vez de Walmir Wilhelm, mais conhecido como Peninha, abrilhantar a noite com apresentações, acompanhado por duas representantes da nova geração de cantores de Pomerode, Francine Tulio Possamai e Juliette Helga Pedrini.
Logo após, o Corpo de Baile Municipal, sob coordenação da professora, bailarina e coreógrafa, Andrea Ianetta Hradec, deu um ar de leveza e suavidade ao evento. As pequenas bailarinas mostraram todo o seu talento na ponta dos pés. O grupo já representou o nosso município em vários festivais, conquistando muitas premiações.
Um convidado especial se fez presente nesta verdadeira festa de aniversário: o Tenor Alberto Chaves, da cidade de Timbó, que possui um vasto repertório e apresenta-se em casamentos, cerimoniais e em uma banda.
Quem também deu o ar da sua graça foi a Banda Municipal Die Originalen Rega Bläser, sob a regência do Maestro Rafael Liandro Pinto Nemézio. Realizando os seus ensaios na Sala de Música do Centro Cultural, o grupo apresentou uma pequena amostra do novo repertório.
Conforme Rosane Boss Gomes, diretora de cultura, o evento foi um sucesso, deixando os organizadores muito satisfeitos. Cerca de 380 pessoas se fizeram presentes a esta comemoração, que valorizou, ainda mais, os talentos culturais de nosso município, ressalta.
Conforme a diretora, desde sua inauguração, o Teatro Municipal recebeu 168 eventos e 69.861 espectadores, perfazendo uma média de mais de 415 por espetáculo. Os números estão atualizados até o dia 11 de agosto de 2013.
Fotos: Bob Gonçalves/JP