Geral

Quadrões da Turma da Mônica? É isso mesmo!

E.B.M. Prof. Vidal Ferreira

17 de dezembro de 2010

E para quem achou que nossa Ciranda de Leitura sobre o autor Maurício de Sousa e suas obras teve seu fim com a apresentação de teatros na sexta-feira, 22 de outubro, estava redondamente enganado. Nossas atividades não param por aí, não… Paródias de quadros de artistas brasileiros nas aulas de Arte também entram nesse rol.
No dia em que o escritor Maurício completou seus 75 anos de idade, 27 de outubro, quem ganhou um presentaço não, dois presentaços, fomos nós da Vidal Ferreira. É que a nossa APP adquiriu duas obras espetaculares que impressionam ?crianças? de todas as idades. De todas as idades ?mesmo?, até aquelas que dizem ser ?adultas?, mas que no manuseio e leitura destas duas obras viram criança num estalar de dedos! Estamos falando da aquisição dos livros ?Histórias em Quadrões com a Turma da Mônica ? Volumes 1 e 2?, da Editora Globo.
Nos prefácios destas obras, o autor Maurício de Sousa conta que esta história teve seu início como simples brincadeira, na qual ele começou a pintar quadros famosos, inserindo seus personagens da Turma da Mônica nestas telas. E quando ele se deu conta, já era em torno de 40 telas que se espalhavam pelas paredes de seu estúdio, transformando-se em uma atração para quem lhe visitava. Maurício então as reuniu no primeiro volume desta coleção e escreve: ?vou deixar a minha querida Turma da Mônica contar um pouco da vida e da obra de artistas brasileiros e internacionais que mostraram com sua arte um jeito especial de ver o mundo?.
E depois, resolveu editar o segundo livro de quadros pintados por ele. Maurício pintou a Turma da Mônica em paródias dos quadros mais famosos do mundo, além de novas releituras sobre esculturas, envolvendo artistas geniais. E esclarece que ?a proposta era atrair a criançada para os museus, onde elas aprenderiam sobre os autores das obras originais e veriam cópias destas obras ao lado das nossas versões?. E não é que a sua ideia deu certo mesmo? Vale a pena você e seus amigos apreciarem esta impressionante coleção. Pode ser em casa ou até mesmo na biblioteca de sua escola. Fica como dica de leitura de imagens: interessante, muito divertida e prazerosa. Confira!
Texto de Joseane Elizabeth Drews Maske. Atendente da Biblioteca da E.E.B.M. Profº Vidal Ferreira.

Notícias relacionadas