Esporte

Promovendo saúde e qualidade de vida

Fazer da atividade física algo prazeroso, propagando os seus conhecimentos e proporcionando mais saúde e qualidade de vida para as pessoas. Resumidamente, esse é o papel do profissional de Educação Física, que têm em 01 de setembro, o seu dia.

5 de setembro de 2018

Fazer da atividade física algo prazeroso, propagando os seus conhecimentos e proporcionando mais saúde e qualidade de vida para as pessoas. Resumidamente, esse é o papel do profissional de Educação Física, que têm em 01 de setembro, o seu dia. Essa celebração ocorre nessa data por coincidir com a instituição da Lei Federal nº 9696, em 01 de setembro de 1998, que regulamentou a profissão e criou os Conselhos Federais e Regionais de Educação Física.

Pomerode é uma cidade que “respira” saúde, nas mais diversas atividades. Nesse contexto, não é difícil encontrar profissionais gabaritados, como por exemplo, José Roberto da Silva, de 33 anos, que há seis é formado na área. No entanto, a sua paixão pela atividade vem de muito mais tempo. “Estou na área de atividades físicas há 12 anos. Todavia, desde criança, pratiquei várias modalidades, como voleibol, basquetebol, futebol e atletismo, nos polos esportivos e nas escolas em que estudei, na cidade do Blumenau. Isso me levou, inclusive, à arbitragem de natação, voleibol e, posteriormente, atuando profissionalmente no futebol”, relata. 

No entanto, na época da faculdade, da Silva chegou a pensar em seguir outros caminhos. “Tinha paixão pela música e pelos esportes. Entrei para o curso de Música, no 1º semestre de 2006, me transferindo para Educação Física, no semestre seguinte. Poder ajudar as pessoas a obter qualidade de vida e bem estar não tem preço. Hoje, tenho a certeza de que foi a escolha certa, o que me traz muita alegria. Sou um eterno apaixonado pelo corpo humano e pelos movimentos gerados por ele”, exalta o professor, que é graduado em Avaliação Nutricional Desportiva, com ênfase em Fisiologia do Exercício, palestrante, consultor esportivo, personal trainer, instrutor de dança e árbitro de futebol. “Sempre gostei de mostrar para as pessoas que elas podem e conseguem ser melhores a cada dia. Por isso, trazer resultados através da melhora da qualidade de vida e saúde, me motiva a continuar fazendo o que faço”, acrescenta.

 

REGULAMENTAÇÃO – A criação do profissional de Educação Física, em 1998, fez com que a atividade ganhasse ainda mais respeito perante à sociedade, uma vez que, é fundamental que um profissional formado e devidamente registrado, acompanhe as atividades físicas realizadas em academias e escolas, por exemplo. Isso garante que a atividade ocorra de maneira adequada, além de garantir a saúde de quem está praticando. “Assim como em todo trabalho, um profissional gabaritado faz com que se tenha mais segurança e muito mais eficiência em seus resultados. No meu caso, ter alguém que cuide do seu corpo, de maneira adequada, é garantia da não potencialização de problemas de saúde, muitos deles, provocados por situações do dia a dia”, ressalta da Silva.

Como atua diretamente com a população pomerodense, o professor acredita que nossa cidade tem muito potencial para a promoção da saúde e do bem estar. “Temos trilhas, montanhas, ruas – para pedalar e correr-, clima maravilhoso, academias e estúdios, de todos os tipos, para todos os gostos. Isso faz com que as pessoas pratiquem o que quiserem, quando quiserem. Eu vim para cá para trabalhar, mas acabei ficando. Essa cidade é incrível e tem tudo que a saúde precisa. Por isso, minha eterna gratidão a todos que passaram pelas minhas mãos, em especial, aos que hoje ainda estão comigo, em busca de uma vida mais saudável. Deus que me permitiu mudar a vida de mais de mil alunos, durante minha caminhada nessa área, que me deixa mais feliz e realizado, todos os dias”, finaliza.

Notícias relacionadas