Educação

Projetos desenvolvem diferentes competências, na EEB Pres. Prudente de Morais

Na última semana, dois projetos diferenciados foram compartilhados com a comunidade escolar, na EEB Pres. Prudente de Morais, trabalhando diversas competências

11 de setembro de 2022

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

O processo de preparação para o mercado de trabalho foi o que motivou a professora de matemática da EEB Pres. Prudente de Morais, Cristina Torres Bernz Poffo, a desenvolver um projeto de desenho, planejamento e costura, junto aos alunos do 3º ano do EM.

Na iniciativa, os alunos trabalharam conceitos matemáticos, em meio à costura. Eles receberam o desafio de fazer o croqui, depois os moldes e, por fim, costurar uma peça de roupa, trabalhando conceitos desde a matemática básica, até a geometria plana, que é um dos conteúdos a serem trabalhados no Ensino Médio.

A professora, explica que a ideia é trazer uma iniciativa diferente para a sala de aula, para estimular ainda mais o aprendizado.

“Todos os anos busco desenvolver projetos diferentes, com o 3º ano do EM, porque, depois de terminarem o ano, vão para o mercado de trabalho. Para este projeto, pesquisamos e percebemos a existência de muitas empresas relacionadas ao ramo têxtil e que e é um setor que vem se desenvolvendo cada vez mais, então, realizamos um projeto que envolveu a matemática na confecção”, afirma.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

 

Para a realização do projeto e confecção das roupas, a escola contou com a parceria de empresas ligadas ao setor, como Fakini, Malhas Treze, Cativa e Damenny, que forneceram material. Houve, ainda, auxílio do Senai para orientar quanto ao corte e costura das peças.

A professora de matemática avalia positivamente o resultado final da iniciativa, que foi apresentado por meio de um desfile das peças, para os demais alunos da escola.

“Achei que ficou muito legal, porque é algo novo. Eles não sabiam costurar e foi algo diferente que eles fizeram e que se dedicaram muito para o resultado final. O objetivo era a peça servir e, para isso, precisaram acertar nas medidas, e como bônus, alguns ficaram realmente muito bons”, destaca Cristina.

 

Jubileu de Platina de Elizabeth II

Ainda na mesma semana, outro projeto diferenciado foi apresentado à comunidade escolar. Nas aulas de inglês dos primeiros anos 3 e 4 do EM, como parte da proposta do novo Ensino Médio, era necessário desenvolver um projeto em sala de aula.

Junto aos alunos, o professor Thomas Knopf desenvolveu um trabalho de pesquisa que tem como tema o Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II, que completou 70 anos de reinado em 2022.

“As turmas foram divididas em duplas, e cada uma destas duplas ficou responsável por apresentar um pouco mais sobre a vida da Rainha Elizabeth, desde o início da vida dela, até a atualidade, com o Jubileu de Platina”, explica Knopf.

Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

 

Em torno de 60 alunos participaram do Projeto e, na terça-feira, 30 de agosto, as demais turmas da escola acompanharam as apresentações dos alunos envolvidos no projeto.

“A ideia foi trazer o conteúdo de inglês, de uma forma diferente, por meio do projeto, trabalhando alguns termos e palavras, para ampliar o vocabulário deles. Além disso, outro objetivo foi trabalhar a fala em público, a oratória, ressaltando que eles precisam desenvolver a habilidade, até porque houve a pandemia e, com isso, um déficit nesta interação”, destaca o professor.

Notícias relacionadas