Projeto resgata história das escolas do município
Ativo desde o ano passado, o projeto que cria o Centro de Memória Escolar estará este ano com o núcleo na Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz. A intenção do núcleo é resgatar a história da escola e criar um espaço dedicado a isso. Para tanto, alguns alunos do…
Ativo desde o ano passado, o projeto que cria o Centro de Memória Escolar estará este ano com o núcleo na Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz. A intenção do núcleo é resgatar a história da escola e criar um espaço dedicado a isso.
Para tanto, alguns alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental da escola auxiliarão o professor de História, que também coordenará o projeto no local, Iran Frello de Oliveira.
A Secretária de Educação do município, Neuzi Schotten, esteve na reunião desta sexta-feira, dia 23/03, que reuniu o coordenador geral do projeto, João Altair Soares dos Santos, e os alunos envolvidos, na Escola Dr. Amadeu da Luz. “Trabalhar com história é cultura. História não é só a matéria que tem que ser estudada, é também a nossa vida. Existe desde nossos antepassados. Ela é necessária para que possamos entender nossa família, nossa cultura e a nós mesmos”, disse Neuzi.
De acordo com coordenador geral, o Centro de Memória Escolar se estenderá por todas as escolas do município. “O núcleo do Centro, este ano, será no Dr. Amadeu da Luz. A escolha das escolas é dada a partir da sua data de fundação, sendo a mais antiga a primeira e a mais nova por último”.
O projeto contará com a ajuda dos alunos multiplicadores que continuarão a sua pesquisa e ensinarão os próximos a fazê-la com o mesmo amor e cuidado. Esses alunos terão cursos de formação em diversas áreas, uma delas será a higienização do material antigo.
No ano passado, a primeira escola a ter a sua história registrada desde o início, foi a Escola Básica Municipal Olavo Bilac. Os alunos que participaram do projeto resgataram documentos, fotos e arquivos que contam a biografia da escola. “A riqueza desse material é de emocionar a todos”, disse a Secretária de Educação.