Geral

Projeto JP Escola encerra atividades

PROJETO DESENVOLVIDO PELO JORNAL DE POMERODE E

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO É FINALIZADO EM EVENTO QUE REUNIU APROXIMADAMENTE 160 CONVIDADOS.

22 de novembro de 2008


Projeto JP Escola encerra atividades


PROJETO DESENVOLVIDO PELO JORNAL DE POMERODE E


SECRETARIA DE EDUCAÇÃO É FINALIZADO EM EVENTO QUE REUNIU APROXIMADAMENTE 160 CONVIDADOS.


No dia 17/11 (segunda-feira), às 14 horas, na Associação Esportiva Floresta, no Restaurante Tausend, foi realizada a confraternização de encerramento dos alunos que fizeram parte do projeto JP Escola durante o ano de 2008.


Os Jornalistas Mirins de cada instituição de ensino, acompanhados pelos editores-chefes, professores coordenadores e diretores das escolas da rede municipal de educação, apresentaram, como de costume, as matérias por eles elaboradas para a edição que será veiculada na próxima semana.


Durante os dois anos de existência, o projeto JP Escola já circulou com 15 edições, todas elas desenvolvidas através de fundamentos pedagógicos, adequados a realidade e especificações jornalísticas.


“Descobrimos uma mistura que deu certo. O Jornal de Pomerode sempre procurou destacar assuntos relacionados à educação. Conseguimos encontrar uma forma de fazer com que simples leitores, crianças e adolescentes, passassem a ser personagens fundamentais e participativos no processo comunicacional”, explica Manfredo Goede, Diretor Geral do JP.


Segundo Ivan Koch, administrativo do JP, trata-se de um projeto voltado às crianças, mas executado com responsabilidade de gente grande. “O trabalho e dedicação no cumprimento dos prazos e na elaboração das reportagens sempre se fez presente nos dois anos de existência do JP Escola. O que no início era um desafio, hoje já faz parte da rotina dos alunos, dos professores e da escola como um todo”, definiu.


Para encerrar o ano com chave de ouro, os estudantes ouviram atentamente as palavras proferidas pela Secretária de Educação, Neuzi Schotten, que durante seu pronunciamento ressaltou o carinho e comprometimento que os alunos têm pelo projeto. “No primeiro ano, a Secretaria de Educação apostou no projeto apresentado pela equipe do Jornal de Pomerode. O JP Escola era diferente de tudo que conhecíamos neste segmento até então. Topamos investir nesta iniciativa, que já na primeira edição mostrou que daria certo. Neste mesmo ano, a equipe do Jornal acompanhou de perto a rotina de cada uma das escolas, ensinando em encontros mensais técnicas de reportagens. No segundo ano, o projeto se fortificou, criou uma identidade ainda mais consolidada, e aos poucos as instituições de ensino aprenderam a caminhar com suas próprias pernas, mostrando nas páginas do JP Escola alguns dos motivos que tanto orgulho geram na área pedagógica”, declarou Neuzi Schotten.


O Prefeito Ércio Kriek também compareceu no encerramento e mesmo com a agenda repleta de compromissos, acompanhou praticamente toda a reunião, bem como, a apresentação das pautas desenvolvidas pelos alunos para a próxima edição.


“Como é gostoso poder passar estes momentos com vocês. Posso sentir o carinho que vocês têm pelo projeto. Os professores que coordenam o trabalho nas escolas também estão de parabéns. Sabemos que é um compromisso a mais para vocês, que mesmo assim não medem esforços e abraçam a causa. É por essas e outras questões somos referência em educação. Parabéns à equipe do Jornal de Pomerode que mostrou ser capaz de trabalhar de forma séria, ética e comprometida com nossos alunos”, disse o Prefeito Municipal, Ércio Kriek.


Dando seqüência ao evento, representantes de empresas que apoiaram o encontro foram convidados a receber, de forma simbólica, aplausos de todos aqueles que tiveram envolvidos diretamente com o projeto neste ano.


Finalizanda a parte técnica do encontro, as surpresas elaboradas pelos organizadores foram aos poucos aparecendo. A renomada dupla Mazzo e Gabriel, que está completando um ano de parceria no dia 23 de novembro, realizou voluntariamente uma apresentação para os presentes. Os alunos escutavam com atenção as canções até que de repente, surgiu o tão querido palhaço Biribinha, interrompendo o show com suas palhaçadas. Juntamente com seu amigo, como se fossem também uma dupla de cantores, o quarteto arrancou risadas dos estudantes.


“Sempre que somos convidados e conseguimos uma brecha em nossa agenda realizamos apresentações em eventos beneficentes. Ficamos encantados como um público jovem pode se identificar tanto conosco e ao mesmo tempo, é uma ótima oportunidade de realizarmos um show para garotada, um público diferente do que estamos acostumados”, comentaram Mazzo e Gabriel.


A dupla foi convidada pelos proprietários da empresa pomerodense GTD para participar do evento. Os proprietários da GTD, Lucas Leonardo e Leandro Leonardo também são presenças confirmadas neste tipo de iniciativa e desenvolvem um trabalho em parceria com a dupla sertaneja que se apresenta semanalmente em casas noturnas de Pomerode e região.


“Pensamos em fazer um encerramento diferente do ano passado. Na verdade foi um desafio, queríamos arrecadar brindes com empresas do município que se identificassem com projetos relacionados à educação, mas não sabíamos como seria a aceitação. Entramos em contato com alguns empresários solicitando brindes para que um sorteio entre os participantes pudesse ser feito. Ficamos muito felizes com a repercussão que a nossa iniciativa teve. Não só conseguimos brindes, como foi possível elaborar kits para distribuir a todas as crianças. Mesmo assim, ainda almejávamos mais. A presença de Mazzo e Gabriel, bem como do palhaço Biribinha e seu parceiro só somaram. Agradeço também a equipe de funcionários da Secretaria de Educação, que ficou responsável pela impressão dos certificados”, declarou a jornalista Karoline Pinto.


Enquanto a dupla sertaneja embalava os estudantes, Dudu e Adriana, proprietários do Restaurante Tausend, coordenavam a equipe de cozinheiros que carinhosamente preparavam as guloseimas servidas no momento do lanche. “Trabalhamos com este tipo de evento há bastante tempo. Para nós é fantástico servir a criançada. Elaborados uma série de salgadinhos que são apreciados por eles e que pelo que pudemos perceber fizeram sucesso”, explicaram os proprietários. O Restaurante Tausend é parceiro do JP Escola, e mensalmente elabora os cardápios servidos nos encontros, quando ocorrem as reuniões de pauta.

Notícias relacionadas