Projeto do voleibol feminino pode estar chegando ao fim
Após dois anos de sucesso, o projeto para transformar Pomerode em um centro de excelência do voleibol feminino pode estar chegando ao fim.
Após dois anos de sucesso, o projeto para transformar Pomerode em um centro de excelência do voleibol feminino pode estar chegando ao fim. O comentário é de Manoel da Cunha, o Maneca, treinador da equipe. “Infelizmente por falta de uma visão empreendedora dos empresários da cidade, que não percebem a dimensão e importância educacional e salutar do esporte na vida dos jovens, o voleibol feminino da AD Pomerana poderá sofrer um retrocesso”.
A AD Pomerana, segundo Maneca, vem apresentando desde julho deste ano, junto à iniciativa privada, o projeto de patrocínio para o biênio 2005/2006. “Percebemos que alguns empresários não estão interessados na melhoria da qualidade de vida da população, nem tampouco na responsabilidade social a qual sua empresa tem para com a comunidade”. Na sua opinião, a falha é tanto da iniciativa privada quanto do poder público.
Maneca, no entanto, ainda acredita poder sensibilizar patrocinadores, mostrando a importância do voleibol, tanto como esporte como ferramenta de marketing. Também não descarta a possibilidade de transferência do projeto para Jaraguá do Sul, que já demonstrou interesse em patrocinar a equipe.
Idealizador do projeto, Maneca explica que os objetivos iniciais traçados para os primeiros quatro anos, que incluem reestruturação das equipes de competição, busca de títulos e início de um trabalho de formação de talentos esportivos da cidade, foram amplamente e precocemente atingidos.
Destaca como pontos principais do projeto o aumento no número de meninas praticantes do vôlei, que passou de 30, em 2002, para 120 em 2004; conquista do regional dos Joguinhos Abertos em 2003; quarta colocação na fase estadual dos Joguinhos Abertos; presença da seleção catarinense infanto juvenil em fase de treinamentos em 2003 e 2004 e principalmente, a projeção e destaque do nome do município de Pomerode na mídia regional e estadual.