Geral

Projeto Aluno Guia forma 120 alunos

O Teatro Municipal foi palco da entrega dos certificados de formatura aos alunos integrantes do Programa Aluno Guia, idealizado pela Polícia Militar de Pomerode. Este ano, cinco escolas participaram do Projeto, somando 120 crianças.

1 de junho de 2015

O Teatro Municipal foi palco da entrega dos certificados de formatura aos alunos integrantes do Programa Aluno Guia, idealizado pela Polícia Militar de Pomerode. Este ano, cinco escolas participaram do Projeto, somando 120 crianças.

A mesa de autoridades foi composta pelo Prefeito Municipal, Rolf Nicolodelli, Diretora Geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Gladys Dinah Sievert, Comandante do 10º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Claudio Roberto Koglin, Comandante da Polícia Militar de Pomerode, Tenente Alexandre Alberto Kleine e o vereador Nelson Fischer. No evento, também estiveram presentes outras autoridades locais.

Após a abertura oficial, o Hino Nacional foi tocado pelo pianista Saul de Almeida e, então, alguns parceiros do Programa foram homenageados. Françoe Anastasi Trainotti, Carmen Gelezauskas,Rut e Nilo Hennings foram lembrados pelo apoio dado ao Aluno Guia.

A entrega de certificados foi efetuada por escolas, através de sua diretoria e aluno representante. Com isso, a E.B.M. Dr. Amadeu da Luz, E.B.M. Duque de Caxias, E.B.M. Prof. Curt Brandes, E.B.M. Almirante Barroso e E.B.M. Noemi Schroeder subiram ao palco.

Em seguida, um dos momentos mais aguardados pelos presentes, o sorteio de brindes. Uma bicicleta por escola foi sorteada entre os alunos que se fizeram presentes. Na escola Duque de Caxias, Marcos Atanasio dos Santos recebeu o prêmio. Na Curt Brandes, Robson da Silva Junior foi consagrado, enquanto na Almirante Barroso Jeremias Behling comemorou o brinde. As meninas foram sorteadas na Amadeu da Luz e Noemi Schroeder, onde Larissa Erbs e Luana Dahlke, respectivamente, foram sorteadas.

Para finalizar o evento, o Prefeito Municipal, Rolf Nicolodelli, se pronunciou e enalteceu a importância do Programa. Todos os trabalhos realizados pela Polícia Militar ou outros segmentos e que envolvam segurança devem ser iniciados pelas crianças. São frutos positivos, pois as regras básicas de bom comportamento são aprendidas e, com isso, não apenas o trânsito, mas também a educação nos clubes, nas ruas, nas escolas e em qualquer lugar será aplicada. Essas crianças levam daqui, algo bom para a vida toda, pois aprendizado ninguém pode tirar, é eterno. Lembrem-se desse dia e transmitam seu conhecimento para que possamos ter um futuro melhor, pois aprendemos com vocês também. Parabéns, completou.

Para o Tenente Alexandre Alberto Kleine, que está no comando da PM de Pomerode desde 2009, os projetos que a Polícia aplica no município tem como objetivo, além de ensinar, educar cidadãos. Já formamos muitos alunos e o trabalho mostra que não precisamos ser maiores de 18 anos para aprender a ter responsabilidades no trânsito. Como cidadãos, usamos nossas vias como pedestres e ciclistas, por isso o aprendizado desde cedo sobre respeito. Um projeto de cidadania para a vida, assim podemos definir o Aluno Guia e também o Proerd, afirma.

Responsável pelo Programa, o soldado Alexandre Maciel orgulha-se da semente que plantou. Plantei a semente. Hoje, esses alunos guias já são pequenas mudas. Belas mudas por sinal. Um dia crescerão, ocuparão vaga no desconhecido. Espero que o conhecimento seja um ótimo adubo para que se tenham ótimos frutos e que possam plantar novas sementes.

O Programa Aluno Guia é uma iniciativa da Polícia Militar de Pomerode, que recebe apoio através de um convênio com a Secretaria de Segurança Pública, Prefeitura e PM que não possui fins lucrativos.

Com o objetivo de integrar os alunos em questões do trânsito, meio ambiente, ética, primeiros socorros e cidadania, o Aluno Guia é aplicado desde 1998 no município e, através da rotina escolar, introduz medidas educativas aos seus integrantes.

Notícias relacionadas