Primeiro semestre registra alta de 3,72% nas vendas de veículos em SC
O primeiro semestre deste ano resultou em números positivo no que diz respeito às vendas de veículos no estado. Conforme pesquisa divulgada na última semana pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores em Santa Catarina (FENABRAVE/SC) ocorreu um aumento de 3,72% em comparação ao mesmo período de 2009. Ao…
O primeiro semestre deste ano resultou em números positivo no que diz respeito às vendas de veículos no estado. Conforme pesquisa divulgada na última semana pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores em Santa Catarina (FENABRAVE/SC) ocorreu um aumento de 3,72% em comparação ao mesmo período de 2009. Ao todo, foram comercializadas 116.344 unidades – no ano passado, este número foi de 112.167. Até o último dia de junho, a frota de veículos circulantes no Estado era de 3.291.505 unidades.
O presidente da FENABRAVE/SC, Sérgio Ribeiro Werner, comenta que o aquecimento nas vendas provocado pela queda do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no início do ano foi fundamental para que este número se concretizasse. “Foi fundamental para que a indústria nacional passasse pela crise e continuasse num ritmo acelerado de crescimento”, acrescenta Sérgio. “Estamos satisfeitos com este resultado e trabalhando em profissionalização e atendimento para melhorar ainda mais os números para ao segundo semestre”, complementa.
Entre os segmentos, o que mais se destacou foi o de caminhões. Nos seis primeiros meses de 2010, foram comercializadas 5.694 unidades em Santa Catarina, 53,39% a mais do que o mesmo período de 2009. Segundo Sérgio, o número representa o aumento da confiança dos empresários na economia do país. “Os principais compradores deste segmento são empresas e elas estão voltando a investir”, diz o executivo.
As regiões de Santa Catarina
Entre as regiões catarinenses, o melhor resultado nos primeiros seis meses de 2010 foi do Planalto Serrano. A região registrou um incremento de 19,06% nas vendas. Assim como em todo o estado, os caminhões foram o grande destaque, com 74,65% a mais do que no mesmo período do ano passado. Os automóveis registraram um crescimento de 8,06%. Somadas, todas as categorias, a região vendeu 2.392 unidades (em 2009 foram 2.009 no mesmo período).
O Sul foi a segunda região que mais cresceu no primeiro semestre (12,27%), seguida de Norte (11,57%) e Oeste (3,03%). A Grande Florianópolis (-1,45%) e o Vale do Itajaí (-2,37%) decresceram no período.
O mês de junho em Santa Catarina
O mês de junho registrou uma alta de 7,87% nas vendas em relação ao mês de maio. A maior alta foi registrada pelo segmento de ônibus (36,84%) seguido de automóveis (12,32%) e caminhões (11,02%). Ao todo, foram comercializadas 19.934 unidades.
Os números nacionais
Na média nacional, o país teve um crescimento de 9,29% nas vendas de veículos automotores. Foram 2.466.632 unidades comercializadas. O maior crescimento foi na venda de caminhões (uma alta de 54,57%, com 70.880 unidades vendidas). No período, foram comercializados 1.188.889 automóveis (3,32% a mais do que em 2009) e 831.202 motos (8,56% a mais do que o mesmo período do ano passado).
Produção de veículos bate recorde
A produção de veículos no Brasil também registrou um crescimento de 19,1% no primeiro semestre no confronto com igual intervalo em 2009, batendo novo recorde para o período, com a fabricação de 1,753 milhão de unidades, de acordo com os dados que englobam automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões divulgados pela ANFAVEA (associação das montadoras) nesta semana.
Vendas
As vendas de veículos novos registraram queda de 12,5% em junho no comparativo com o mesmo mês do ano passado, apresentando a primeira redução nesse confronto após dez altas consecutivas.
No mês passado, foram licenciados 262,8 mil automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhões. Em junho de 2009, foram 300,2 mil unidades, terceiro melhor mês em vendas da indústria automobilística devido à corrida dos consumidores às concessionárias para aproveitar os últimos dias com redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).
O incentivo fiscal acabou sendo prorrogado pelo governo federal e valeu até março passado, que detém o recorde mensal de vendas (353,7 mil), seguido por setembro do ano passado (308,7 mil).
No confronto com maio, os emplacamentos apresentaram crescimento de 4,6%. Já no primeiro semestre (1,58 milhão de unidades), que bateu o recorde de vendas para o período, a expansão foi de 9,0%.
Balanço das vendas de veículos no primeiro semestre de 2010 em SC/
Comparação em relação ao primeiro semestre de 2009 (tabela do topo)