Educação

Preparação para a Obmep

Estudantes de duas escolas municipais participaram do treinamento oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Blumenau.

30 de abril de 2018

No dia 19 de abril, alunos das escolas Almirante Barroso e Amadeu da Luz estiveram no campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Blumenau, para participar de um treinamento para a Olimpíada Brasileira de Matemática (Obmep). O projeto “Treinamentos para Olimpíadas de Matemática” visa preparar alunos da rede escolar do Vale do Itajaí para terem um melhor desempenho nas Olimpíadas de Matemática e a aumentarem seu interesse geral pela disciplina. As aulas foram ministradas no laboratório do curso de matemática da instituição.

Participaram do treinamento 14 alunos das séries finais, nível 01 e 02, da Escola Almirante Barroso. A próxima participação será voltada aos alunos dos níveis 01 e 02, 4º e 5º anos. Já a Escola Amadeu da Luz participou com 10 alunos, do 6º e 7º ano e, possivelmente, encaminhará para o treinamento alunos do 8º e 9º.
A participação das escolas no treinamento foi confirmada, após o repasse do recado feito pela Secretaria de Educação e Formação Empreendedora, que recebeu o convite da Universidade. A Sefe também disponibilizou o transporte para que os alunos fossem até Blumenau para a atividade.

A secretária de Educação e Formação Empreendedora, Neuzi Schotten, ressaltou a importância da ida dos estudantes até o ambiente universitário. 

“Acho importante a ida dos alunos ao campus da UFSC para se prepararem para a Olimpíada, mas, também, como forma de ganhar experiência, ter o contato com o meio e os ambientes acadêmicos, professores, estrutura, ver como funciona e presenciar a questão da pesquisa. Isso pode incentivá-los a ingressar, futuramente, na universidade, até porque, o número de pessoas que ingressam no ensino superior ainda é pequeno no Brasil e fazer com que as pessoas façam um curso superior é um desafio em todos os lugares do país”, destacou.

Todas as escolas da Rede Pública de Pomerode têm alunos inscritos na Olimpíada, cuja prova da primeira fase será aplicada 05 de junho. Já as provas da segunda fase da Obmep serão realizadas no dia 15 de setembro. Os premiados desta edição da Olimpíada serão divulgados em 21 de novembro.

 

Notícias relacionadas