Por um país melhor
Acip, Avip e CDL se juntaram as manifestações do dia 15 de março para reivindicar seus direitos e questionar a atual
situação econômica do país
O Brasil está se mobilizando novamente para reivindicar um país melhor. São diversos os pontos que serão abordados, como segurança, educação, saúde, transporte, e claro, o fim da corrupção. O povo brasileiro está cada vez mais descontente com relação aos políticos. É Mensalão, Petrolão, CPIs, Lava Jato, entre diversos outros escândalos de desvios de verba, lavagem de dinheiro, recepção de propina, entre diversos outros atos ilícitos e anticonstitucionais praticados por políticos, ministros e outras pessoas envolvidas.
Em Pomerode, está confirmada a manifestação no dia 15 de março, às 9h30min, na praça Jorge Lacerda. De acordo com um dos organizadores do manifesto, John Zibell, a expectativa é muito grande com relação ao protesto. “Esperamos muitas pessoas para a manifestação do dia 15 de março. Nesta terça-feira nos reuniremos para decidir quais bandeiras serão levantadas, para que haja um foco na movimentação. Temos um evento no Facebook que está sendo divulgado em grupos da cidade e queremos que mais pessoas se juntem a nós para esta manifestação pacífica”, relata.
Quem também optou por participar deste protesto para colocar em público a indignação com medidas determinadas é a Acip, junto com a Avip e a CDL de Pomerode. De acordo com Ivan Blumenshein, presidente da Acip, o sentimento de mudança é de todos e o objetivo é uma política melhor organizada e voltada para a população. “A principal reivindicação é de que os políticos trabalhem em prol da população e do progresso do país, e não apenas em seu próprio benefício e de seus partidos, como vem ocorrendo. Somente então começaremos a atacar os problemas do país”.
O país vive uma situação econômica instável e isso preocupa cada vez mais empresários de diversos ramos, pois a carga tributária está cada vez maior, o que dificulta o mantenimento do negócio. “Cada empresa no Brasil gasta em média 2600 horas por ano para calcular, pagar e comprovar o pagamento de impostos e tributos. É o campeão de burocracia do mundo.
O segundo lugar é a Bolívia, com 1300 horas por empresa, menos da metade. Em países desenvolvidos este número é de 300 horas ou menos, cerca de um décimo do Brasil. Ou seja, a burocracia no Brasil já ultrapassou qualquer parâmetro de razoabilidade. Com isto, as empresas não conseguem sair do lugar, ficam paralisadas. Além disso, a carga tributária está entre as maiores do mundo, em 40% do PIB, mas não há retorno desses recursos em serviços de qualidade. Como a Educação no Brasil é péssima, enquanto o mundo todo ganha em produtividade nós continuamos estacionados. A infraestrutura de que as empresas dependem também é medíocre. Não há ferrovias, as rodovias são terríveis – veja a BR-470, não há explicação no mundo para aquilo, os portos são poucos e funcionam mal, a infraestrutura de telefonia e transmissão de dados está entre as piores e mais caras do mundo. Além disso, não existe segurança jurídica nas regras ditadas pelo governo. Uma regra que vale hoje pode ser alterada amanhã, impedindo qualquer planejamento a longo prazo”.
Todos estes fatores interferem diretamente na economia do empresário e do consumidor. “O resultado de tudo isso é ineficiência, riscos elevados, preços mais altos para o consumidor e dificuldade de competir em um mercado global, pois as empresas de outros países trabalham em ambientes mais favoráveis. Em última análise, isso impede o desenvolvimento do país, a garantia de empregos e de melhoria de vida para a população”.
Para terminar, Ivan explica que essa manifestação dos parceiros destas instituições será realizada no dia 15 de março justamente para ganhar mais força, uma vez que esta é a data de uma mobilização nacional. “Nesta data já está sendo organizada pela sociedade civil. A ACIP não apoia reivindicações por impeachment e nem é contrária a algum partido político, pois é apartidária, mas esta oportunidade de manifestar o descontentamento deve ser aproveitada”.
Carta da Acip, Avip e CDL para a comunidade:
“MANIFESTAÇÃO 15 DE MARÇO EM POMERODE”
As autoridades públicas no Brasil vêm demonstrando cada vez mais descaso com quem produz e trabalha.
O roubo dos cofres públicos, a burocracia absurda, a insegurança jurídica, a falta de infraestrutura e a tributação extorsiva sem retorno em Educação, Segurança e Saúde tornam o país cada vez menos competitivo e mais incompetente, arriscando a própria sobrevivência das empresas e dos empregos.
Por isso, a Associação Empresarial de Pomerode (ACIP), a Associação Visite Pomerode (AVIP) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) convidam as empresas, seus colaboradores e trabalhadores em geral a saírem às ruas na passeata do dia 15 de março, organizada pela sociedade civil.
Deixamos claro que estas associações são apartidárias, e que participamos para manifestar nosso descontentamento e clamar para que os políticos sejam chamados à responsabilidade de representar a população, e não a si mesmos.
A concentração ocorrerá na Praça Jorge Lacerda às 9h30min, seguirá pela Rua XV de Novembro até a Rua Independência e retornará pela Avenida 21 de Janeiro.
Pedimos a todos que a participação seja ordeira e pacífica”.