Geral

Pomerodenses na Alemanha

O mês de julho foi muito especial para Pomerode, especialmente para dois filhos da localidade de Testo Central, que defenderam as suas teses na Alemanha.

1 de junho de 2015

O mês de julho foi muito especial para Pomerode, especialmente para dois filhos da localidade de Testo Central, que defenderam, coincidentemente no mesmo dia, 11 de julho, as suas teses de doutorado voltadas ao meio ambiente, na Alemanha.
O Engenheiro Agrônomo, formado pela UFSC, com Mestrado em Agroecossistemas, pela mesma universidade, Marcos Alberto Lana, defendeu a sua tese entitulada Impacto de mudanças climáticas sobre a cultura do milho e desenvolvimento de estratégias de adaptação na Christian-Albrechts Universität zu Kiel (Universidade de Kiel). Lana trabalhou durante o seu doutoramento no Centro Leibniz, para pesquisa da paisagem agrícola ZALF – Leibniz-Zentrum für Agrarlandschaftsforschung. Nesta investigação, procurei determinar os impactos das mudanças climáticas sobre a cultura de milho na Bacia do Rio da Prata (América do Sul), bem como avaliar diferentes estratégias de adaptação para mitigação de impactos negativos, enfatiza. O trabalho foi financiado pela União Europeia.
O Dr. Marcos Alberto Lana seguirá trabalhando no ZALF para um estágio pós-doutoral. Neste trabalho, aplicará os métodos do seu doutorado a fim de indicar estratégias para aumentar a segurança alimentar em comunidades locais da Tanzânia e em outros países da África, bem como fomentar sistemas locais de comércio. O projeto será financiado pelo Ministério da Educação e Pesquisas da Alemanha – BMBF (Bundesministerium für Bildung und Forschung).
Já o Engenheiro Florestal (FURB) e Mestre em Sensoriamento Remoto (Inpe), Veraldo Liesenberg, direcionou seus trabalhos em cima do tema Caracterização de Florestas Secundárias em distintos ambientes tropicais com múltiplos dados de sensoriamento remoto. A tese, defendida na Technische Universität Bergakademie Freiberg, teve como foco central o mapeamento de florestas secundárias na região do Tapajós (Amazônia Oriental) e Kalimantan Central (Indonésia). Nas pesquisas, procurei determinar os impactos de diferentes metodologias na quantificação de carbono com tecnologia de radar de abertura sintética, imagens hiperspectrais e laser aerotransportado, disse. O trabalho foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A partir de agora, o Dr. Veraldo Liesenberg irá integrar o departamento de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) para um estágio pós-doutorado. Vou trabalhar na investigação de metodologias para o mapeamento de carbono em distintos biomas brasileiros sob as recentes perpectivas da ONU referentes à Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+). O projeto será financiado pela Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), ressalta.
O trabalho realizado pelos pomerodenses no exterior abrem a possibilidade para que outros jovens da cidade possam seguir uma carreira acadêmica fora do Brasil. Para isso, há programas de bolsas de pós-graduação idelizadas por agências de fomento DAAD/CNPq/CAPES e, mais recentemente, o Ciências sem Fronteiras, que inclui estadias no exterior. É uma ótima oportunidade de Pomerode mostrar para o mundo o seu valor, finaliza o Dr. Veraldo.

Fotos: Divulgação

Notícias relacionadas