Pomerode tem saldo positivo de empregos, em setembro
Números de contratações maiores que demissões foram registrados, mais uma vez, no mês passado
Nesta sexta-feira, dia 30 outubro, o Ministério da Economia, através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgou números envolvendo as demissões e admissões registradas no mês de setembro, por todo Brasil.
O Jornal de Pomerode consultou, mais uma vez, a base de dados divulgada pelo Ministério e observou que Pomerode teve mais admissões do que demissões pelo quarto mês consecutivo. No mês de setembro, a cidade registrou 689 contratações e 419 demissões, representando um saldo positivo de 270.
Até o momento, neste ano, segundo a base de dados do Caged, o município registrou 4.034 admissões chegou a 4.327 demissões, números contabilizados desde janeiro de 2020 até este mês de maio.
No Brasil
Pelo segundo mês seguido, o país criou empregos formais. Segundo dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, 313.564 postos de trabalho com carteira assinada foram abertos no último mês. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões.
Este foi o melhor resultado para meses de setembro desde o início da série histórica do Caged, em 2010. No acumulado do ano, no entanto, o mercado de trabalho continua sentindo o impacto da pandemia. De janeiro a setembro, foram fechadas 558.597 vagas, o terceiro pior resultado para o período desde o início da série histórica, em 2010. Só perdendo para os nove primeiros meses de 2015 (-657.761 empregos) e 2016 (-683.597).
Setores
Na divisão por ramos de atividade, todos os cinco setores pesquisados criaram empregos formais em setembro. A estatística foi liderada pela indústria, com a abertura de 110.868 postos. O indicador inclui a indústria de transformação, de extração e de outros tipos.
Com 80.481 novos postos, os serviços vêm em segundo lugar. A criação de empregos no setor de serviços quase dobrou em relação a agosto. Em seguida, vem o grupo comércio, reparação de serviços automotores e de motocicletas, com 69.239 novas vagas.
Em quarto lugar, está o setor de construção, com 45.249 postos. O grupo que abrange agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura, abriu 7.751 postos em setembro.
(1).jpg)