Pomerode será sede da 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade
Pomerode sedia pela primeira vez uma etapa, a quarta, do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade.
Pomerode sedia pela primeira vez uma etapa, a quarta, do Campeonato Brasileiro de Rally de Velocidade. Este acontecerá de 22 a 24 de julho. Este rally conta também com a presença de um piloto pomerodenense, Rafael Túlio, que hoje reside em Curitiba.
O Rally de Velocidade, como o próprio nome diz, é uma competição onde a velocidade dos competidores é o que importa para a vitória. Uma prova de Rally de Velocidade é realizada em estradas não pavimentadas em sua maioria, que são fechadas ao trânsito normal durante a competição. Estes trechos são descritos em um Livro de Bordo entregue aproximadamente um mês antes da data da prova.
Os competidores irão fazer o “levantamento” dos trechos, anotando suas características e classificando os tipos de curvas, saltos, piso e outros. Os tipos de informações anotadas no levantamento, difere de piloto para piloto, mas em sua maioria, seguem os seguintes princípios:
? As curvas são referendadas somente pela sua direção, sendo direita ou esquerda.
? A angulação da curva é feita com uma graduação que vai de 1 (mais fechada) a 5 (mais aberta).
Além destas anotações, existem detalhes ainda mais pessoais e variáveis. Alguns pilotos se referem a curvas consecutivas como “sobre” e curvas próximas como “junto”, curvas mais longas com um simples “longo”, aclives são chamados de “alto” e saltos como “voa”.
Existem muitos outros detalhes sobre o levantamento, mas o mais importante é que ele mostra ao piloto que tipo de pista ele terá logo em seguida, sem que para isto ele precise “ver” a pista.