Pomerode sedia primeiro Encontro Regional da Adjori/SC
“Um novo tempo para os jornais” foi o tema abordado no evento que contou com palestras, dinâmica em grupo e oficinas
técnicas
No fim de semana, dias 07 e 08 de março, a Câmara Municipal de Pomerode foi o palco para o Primeiro Encontro Regional da Adjori/SC. O tema abordado foi “Um novo tempo para os jornais”. A constatação de que os jornais do mundo inteiro passam, neste momento, por grandes transformações e a perspectiva de mudança no negócio para os jornais do interior foram a inspiração para a realização deste encontro.
No encontro estiveram reunidos jornalistas, diagramadores e administradores dos jornais associados da região do Vale do Itajaí, Vale, Litoral Norte e Norte do Estado, totalizando cerca de 70 participantes.
A abertura do evento ocorreu na manhã de sábado, dia 07 de março, e foi liderada pelo presidente da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e da Associação Nacional dos Jornais do Interior do Brasil (Adjori Brasil), Miguel Ângelo Gobbi, que enalteceu a importância dos jornais do interior. “Somos grandes parceiros dos nossos municípios e das nossas regiões, mas nem sempre somos reconhecidos nas nossas cidades como achamos que deveríamos. Estes encontros, justamente, é para traçarmos um trabalho para além das nossas comunidades”, ressaltou Gobbi.
O vice-presidente da associação, Manfredo Goede, conhecido como Mani, proprietário do Jornal de Pomerode, foi responsável pela organização desta etapa dos encontros. “Sabemos que não é fácil se deslocar, em pleno fim de semana, no seu horário de folga, para trabalhar. Mas tenho certeza que valerá muito a pena. Sejam bem-vindos à Pomerode”.
O prefeito Rolf Nicolodelli e o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Amarildo da Silva, participaram da abertura. Nicolodelli destacou que reconhece a importância dos jornais locais e que “é um trabalho de ‘formiguinha e que é essencial”.”É através dos nossos jornais locais que levamos os assuntos importantes à nossa comunidade”, frisou o prefeito.
Também participaram da abertura os vereadores de Pomerode Horst Lemke, Claus Krahm e Marcos Dallmann, além do secretário de governo Jair Klebber e do secretário de Turismo Marcos Kuster.
Na sequência as atividades foram iniciadas. A primeira delas, que fez os participantes repensarem o jornalismo e o ramo de negócios na comunicação social, foi efetuada através de uma dinâmica de grupo comandada pela terapeuta e professora Rosana Cunha.
As palestras “O futuro já chegou: o novo perfil do jornalista”, com Fernando Bond, diretor de jornalismo da Adjori/SC “O jornal do Interior no centro do mundo”, com Rita de Cássia Lombardi, diretora institucional da Adjori/SC – Sobrevivência no mercado local – “O passo-a-passo da integração e do sucesso no mercado” – Miguel Ângelo Gobbi também foram realizadas.
Além disso, rotinas de redação, jornal multiplataforma, integração com a internet, mídias sociais e comportamento pessoal nas redes sociais foram discutidos.