Esporte

Pomerode recebe, pela primeira vez, competição de Tiro Prático

O CER Botafogo será sede da 6° etapa do Campeonato Catarinense da modalidade.

20 de setembro de 2022

Foto: Divulgação / FCTP

Nos próximos dias 23 a 25 de setembro, o Clube Esportivo Recreativo Botafogo, no Wunderwald, será sede da 6ª etapa do Campeonato Catarinense de IPSC (Tiro Prático). A competição, organizada pela Federação Catarinense de Tiro Prático (FCTP), acontece de maneira inédita em Pomerode.

“Mesmo sendo estreante, esta já é a segunda etapa com mais inscritos, ficando atrás somente de Blumenau, que obteve 191 inscrições para a 4ª etapa, no mês de julho. Teremos 182 inscritos na cidade mais alemã do Brasil, dentre eles, vários campeões nacionais e estaduais, vindos de toda a Região Sul do Brasil. Com certeza, será a maior prova de tiro sediada no clube”, destaca o vice-presidente do CER Botafogo, Sargento PM Mello.

Além de Blumenau, as disputas deste ano já tiveram etapas realizadas em Chapecó, Criciúma, Joinville e Fraiburgo. A competição acontece nas modalidades de Handgun (armas curtas), Carabina com calibre de pistola, Rifle e Mini Rifle e é homologada internacionalmente pela IPSC (International Practical Shooting Confederation), no nível 3.

“O IPSC é um esporte dinâmico e desafiador, que exige que o esportista execute suas habilidades de tiro com velocidade e precisão, utilizando armas com potência, ajustadas ao regulamento. Além do atleta ter que se movimentar muito, a distância e as configurações de cada pista são sempre diferentes”.

Ainda segundo Mello, as competições levam em consideração o lema da prática “Diligentia, Vis, Celeritas” (DVC), que significa “Precisão, Potência e Velocidade”.

“Nelas, o árbitro (Ranger Officer – RO) sinaliza o início da série e acompanha de perto o atirador, a fim de zelar pela segurança e pelo cumprimento das regras. A pontuação da pista é obtida dividindo-se o total de pontos obtidos pelo tempo gasto. Ganha a prova aquele que obtiver o maior número de pontos”, acrescenta.

 

Foto: Divulgação / FCTP

 

Com este evento inédito, o CER Botafogo quer solidificar, ainda mais, as tradições germânicas no esporte de tiro.

“O clube passou por várias melhorias e investimentos, visando que Pomerode se tornasse uma cidade-sede da competição. Além da aquisição de alvos e materiais inerentes à modalidade, foram construídas sete novas pistas de tiro, o que vem atender às normas internacionais, que exigem, no mínimo, 12 pistas. Sendo assim, o Clube Botafogo ficou apto para sediar as provas desse nível, o que muito nos orgulha”, finaliza Mello.

 

Notícias relacionadas