Meio Ambiente

Pomerode irá aderir a ações do Dia Mundial da Limpeza

No dia 17 de setembro, serão realizados mutirões de limpeza pela cidade, na data do Dia Mundial da Limpeza

1 de setembro de 2022

Foto: Divulgação

Além do Dia da Árvore, em 21 de setembro, em todo o mundo, o mês também ficará marcado por outro importante movimento de conscientização em prol do meio ambiente: o Dia Mundial da Limpeza, celebrado em 17 de setembro.
Em Pomerode, esta será a segunda vez que o município abraça a causa por meio do Grupo Intersetorial de Educação Ambiental (GIEA), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, e SAMAE.

A iniciativa terá três frentes: mutirões de limpeza e recolhimento de resíduos jogados nas ruas; campanha de doação de roupas e calçados; e uma live sobre a relação do descarte inadequado de resíduos e a dengue.

De acordo com a coordenadora do GIEA, Mayra Trierveiler Rego, a proposta dos mutirões de limpeza é fomentar a participação da comunidade, de forma voluntária, com o propósito de chamar a atenção para o ato de jogar resíduos nas ruas.

“Definimos oito bairros onde os mutirões serão realizados, simultaneamente, no sábado (17/9): Centro, Pomerode Fundos, Ribeirão Areia, Testo Rega, Testo Alto, Wunderwald, Testo Central e Ribeirão Clara”, explica.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente neste link até o dia 13 de setembro. As orientações sobre a logística da ação serão repassadas após o cadastramento. Haverá certificado de comprovação do voluntariado aos participantes.

Os resíduos coletados nos mutirões serão encaminhados para a Usina de Triagem do Samae. “O Dia Mundial da Limpeza é um movimento cívico que une 191 países e milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta. Sabemos que a soma das ações de cada cidade faz a diferença para um todo. Precisamos de um ambiente limpo e saudável para a nossa sobrevivência”, destaca a coordenadora do GIEA.

Parte da programação do Dia Mundial da Limpeza, em 12 de setembro, a partir das 19h, a secretária de Saúde de Pomerode, Lígia Hoepfner, comandará uma live no perfil da Prefeitura no Instagram, ao lado do infectologista Dr. José Amaral, da enfermeira da Vigilância Epidemiológica Vera Lucia Dumes e da agente de Combate a Endemias Elenice Francener Silveira, orientando sobre a relação do descarte inadequado de resíduos e a dengue. E para estimular o consumo consciente, a iniciativa também contará com uma campanha de doação de roupas e calçados em bom estado, entre os dias 8 e 23 de setembro. Ao todo, serão sete pontos de coleta espalhados pela cidade.

Confira:

– Prefeitura Municipal de Pomerode (Rua 15 de Novembro, 525 – Centro);
– Samae Pomerode (Avenida 21 de Janeiro, 2233 – Centro);
– Zoo Pomerode (Rua Hermann Weege, 180 – Centro);
– CDL Pomerode (Rua Max Marquadt, 45 – Centro);
– Drogaria Ultra Popular (Rua Luiz Abry, 255 – Centro);
– Mercado e Açougue Bertoldo (Rua 15 de Novembro, 10740 – Testo Central);
– G9 Telecomunicações (Rua 15 de Novembro, 39, sala 3 – Centro).

Notícias relacionadas