Pomerode agora conta com estação meteorológica
O equipamento poderá detectar ocorrências climáticas com até 24h de antecedência.
O Ministério Público doou para Pomerode, através de recursos provenientes de multas de crimes ambientais cometidos no município e determinados pelo MP, uma estação meteorológica. A doação foi para a Prefeitura Municipal e para a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (Sederma).
Este equipamento possui a capacidade de prever ocorrências climáticas de grande amplitude (trovoadas, vendavais, granizo) num raio de 32 a 48 km, com uma antecedência de 12 a 24 horas.
De acordo com o secretário Nilton Machado, em 15 dias a estação já deve estar sendo utilizada. “Esperamos dentro de 15 dias estar com ela montada e em testes para ainda ser usada neste verão e assim termos acompanhamento das chuvas que ocorrerão no município e região”, explica.
A estação ainda poderá ser utilizada para realizar estudos e acompanhar os fenômenos climáticos, além de ter um banco de dados confiável sobre o clima em Pomerode.
Toda a região será beneficiada com a doação, pois ela poderá prever alterações climáticas com algumas horas de antecedência, evitando assim, possíveis catástrofes. O equipamento possui instrumentos de medição como Anemômetro, Pluviômetro, Termo higrômetro, Baro Termo Higrômetro, Datalogger.
O prefeito, Paulo Maurício Pizzolatti, frisa que o instrumento é muito importante, na medida em que proporciona uma leitura com certa antecedência de futuros problemas. “Permite que possamos tomar atitudes preventivas em áreas de risco”, comenta.
O secretário menciona ainda, que o município de Jaraguá do Sul possui uma estação similar em funcionamento. “E para Pomerode é uma aquisição inédita. A intenção é oficializá-la junto ao Ciram/Climerth, para que os dados coletados tenham validade oficial, dando autonomia ao município e região em casos de laudo climáticos”, finaliza.