Geral

Perigo nas esquinas

A falta de visibilidade nas conversões é problema constante no trânsito que pode causar acidentes por dificultar a visão
que o motorista tem da via pública

12 de março de 2015

Muitos motoristas encontram dificuldades em seus caminhos, seja diariamente ou em situações isoladas. Uma dessas, que não é tão incomum, é a chamada falta de visibilidade em conversões e curvas. Ela pode ocorrer por inúmeros motivos, como a construção de muros ou barreiras, e até mesmo vegetações, como árvores, plantações, entre outras situações.

Entretanto, esse problema pode causar acidentes, inclusive graves, pois tiram a visão que o motorista tem da via. Por isso, fiscalização e consciência são extremamente importantes. Em Pomerode, são encontrados pontos onde a visibilidade da via em conversões está comprometida devido a algum desses fatores. A equipe de reportagem do Jornal de Pomerode percorreu algumas ruas da cidade e encontrou pontos que registram esse problema nas localidades de Pomerode Fundos, Testo Rega e Ribeirão Areia. 

O Secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Engº Mauricio Eduardo Gorigoitía Vega, explica que toda obra deve ser aprovada pela Secretaria antes de ser realizada, pois ela vai se certificar que ela não irá interferir no trânsito. “Toda e qualquer obra é aprovada previamente à sua construção pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, fazendo valer os parâmetros do Plano Diretor, conforme seu Código Urbanístico e Código de Obras, emitindo assim o seu Alvará de Construção. O Plano Diretor determina o Zoneamento Urbano e define as regras específicas de cada Macrozona. Se a obra não possuir Alvará, é embargada e, se não regularizada, encaminhada para demolição”.

Um dos pontos mais conhecidos e reclamados pela população é no cruzamento da Rua Ribeirão Areia. Outros pontos críticos também são observados em Pomerode Fundos, onde plantações de milho e outras vegetações dificultam a visibilidade das ruas. De acordo com o secretário, problemas devem ser relatados à Fiscalização de Posturas, para que estas tomem as medidas cabíveis. “Qualquer irregularidade é verificada pela Fiscalização de Posturas e Obras. Em caso de irregularidades a Fiscalização de Posturas é acionada para dirimir qualquer dúvida e tomar as medidas que a legislação nos permite”.

Notícias relacionadas