Geral

Pequenos no legislativo

Durante solenidade na Câmara dos Vereadores de Pomerode, na última terça-feira, vereadores mirins foram empossados

24 de março de 2015

Na última terça-feira, 17 de março, foram empossados os vereadores mirins na Câmara de Vereadores de Pomerode. As eleições ocorreram em outubro de 2014 e participaram alunos candidatos dos 7ºs e 8ºs anos do Ensino Fundamental. As inscrições e campanha são feitas nas escolas e os candidatos foram desafiados a apresentar uma plataforma de trabalho e partido fictício. As instruções são enviadas em setembro pela Secretária Executiva da Câmara dos Vereadores, Cleide Rauber, e as votações ocorreram entre os alunos dos 4ºs ao 9ºs anos em uma data escolhida pelo diretor da unidade de ensino.

Durante o mandato, os vereadores mirins participarão de sessões mensais, nas quais poderão apresentar requerimentos, efetuar pronunciamentos e debater os assuntos apresentados pelos colegas. As atribuições desempenhadas durante o ano tendem a contribuir para o desenvolvimento de maior consciência social nos jovens. Eles representam as figuras dos vereadores, desenvolvem iniciativas no sentido de apresentar sugestões para solucionar importantes questões da cidade ou de determinado grupo social. São o elo entre a escola/comunidade e Câmara, devem ainda, tais como os vereadores, fiscalizar e legislar. 

A iniciativa permite a aproximação da realidade política e tem grande importância, segundo Cleide. “Esse é um projeto de importância única, no qual os jovens tem contato direto com o Poder Legislativo. Promovemos a integração com a escola, permitindo ao estudante compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social em que vive. Contribuímos assim para a formação da sua cidadania e entendimento dos aspectos políticos da sociedade”, explica.

A Câmara Mirim foi instituída em 2003 pelo Decreto Legislativo nº 63. Desde então Cleide é a responsável pelo projeto, e ela conta que ainda se surpreende com a capacidade de desempenho dos vereadores mirins. “São nove jovens, naturalmente selecionados pela escolha democrática nas escolas, isso eleva o nível de desempenho que sempre me surpreende. A reunião preparatória que tenho feito antes de cada sessão tem servido de estímulo na busca pela solução de problemas por parte destes jovens no meio em que vivem. Eles tem tido ótimos resultados, todas os seus pedidos são respondidos pelas autoridades e muitos deles foram atendidos”, afirma.

Projetos para 2015 – O projeto Câmara Mirim é pedagógico e o ano de 2015 é marcado pela décima primeira legislatura. A primeira sessão mirim deste ano será no dia 8 de abril às 9h30min, ocasião em que será eleita a primeira Mesa Diretora. A segunda Mesa é eleita no mês de julho.

Em 2015 as metas de trabalho englobam o favorecimento de atividades de discussão e reflexão sobre os problemas da cidade de Pomerode, que mais afetam a população; Incentivo na prática da oratória, utilização da tribuna em todas as sessões para discutir os requerimentos dos colegas; Acompanhamento de sessão de outra Câmara Mirim; Palestra sobre oratória; Ida ao Ministério Público em reunião explicativa sobre seu funcionamento e poderes e ida à Prefeitura para compreensão de seu funcionamento.

Os nove vereadores mirins recebem ao final do mandato um kit completo de material escolar, uma viagem cultural e após cada sessão recebem um lanche.

Vereadores mirins eleitos 


Fernanda Rodrigues 
9º ano da Escola Básica Municipal Hermann Guenther

Yasmin Rahn 
8º ano da Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz

Leticia Malheiros 
8º ano da Escola de educação Básica Municipal Duque de Caxias

Elen Vieira Fernandes 
8º ano da Escola de Educação Básica Municipal Prof. Vidal Ferreira

Gabriel Eduardo Lima 
8ºano da Escola de E. Básico Municipal Noemi Vieira de Campos Schroeder

Julie Otto 
9º ano da Escola Básica Municipal Olavo Bilac

Adiel José De Mello 
9º ano da Escola de Educação Básica Municipal Professor Curt Brandes

Anthon Porath Gretter 
8º ano do Colégio Sinodal Doutor Blumenau

Milena Nathana Koepp 
8º ano da Escola Básica Municipal Almirante Barroso.

 
Suplentes


Ricardo Guilherme Krieser
Escola Básica Municipal Hermann Guenther

Mayara Leticia Klabunde 
Escola de Educação Básica Municipal Prof. Vidal Ferreira

Jonathan Roberto Fritzke 
Colégio Sinodal Doutor Blumenau

Juan Geremia Lira 
Escola Básica Municipal Duque de Caxias

Julia Henrieta Volkmann 
Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz

Aline Viebrantz
Escola de Educação Básica Municipal Professor Curt Brandes

Matheus da Silva Hennings 
Escola Básica Municipal Olavo Bilac

Vinicius Hasse Silva 
Escola de Educação Básica Municipal Professora Noemi Vieira de Campos Schroeder

Tiago Stasaitis
Escola Básica Municipal Almirante Barroso

Notícias relacionadas