Geral

Pequenas ações, grandes resultados

Projeto da Apae de Pomerode tem como objetivo mostrar a importância da horta orgânica sustentável e,
principalmente, contribuir para o conhecimento dos alunos sobre educação ambiental, qualidade de vida na produção
e no consumo de alimentos saudáveis

13 de maio de 2016

Garrafas pets, pneus e objetos descartáveis. Para criar uma horta, ao contrário do que se pensa, não é preciso muito.

Exemplo disso é o projeto idealizado na Apae de Pomerode, que tem como objetivo mostrar a importância da horta orgânica sustentável e, principalmente, contribuir para o conhecimento dos alunos sobre educação ambiental, qualidade de vida na produção e no consumo de alimentos saudáveis.

Para a responsável pelo projeto, professora Luciana Riemer da Cruz, a iniciativa vai além da utilização dos alimentos nas refeições da instituição. “No mundo em que estamos, começamos a estudar um pouco sobre o lixo e que fim daríamos a ele.

Com isso, efetuamos uma visita ao lixão com os alunos, para ver como é a separação do lixo em nosso município. Após a visita e, também, através de pesquisas, observamos que poderíamos utilizar materiais considerados lixo para transformá-los em horta e poder usar as hortaliças em nossa merenda. A ação, além de proporcionar alimentos, ressalta a importância da sustentabilidade na escola e em nossa casa”, ressalta.

O adubo utilizado na horta, foi retirado da residência de uma aluna que mora em um sítio. Logo, além da horta, a compostagem também foi outro tema abordado e posto em prática.

O Projeto começou no ano passado, segundo a professora. “O Projeto teve início no ano passado, com a oficina vespertina, na qual era professora. A ação continuou esse ano na parte da manhã, também comigo. O que começou em sala de aula, com pesquisas e discussões, seguiu para a prática e mão na massa”, explica.

A professora ressalta ainda que, além da horta, a reutilização de produtos também abrange outros setores. “No caso dos pneus, um destino alternativo impede que ele acumule água e seja, por exemplo, morada para mosquitos e transmissão de doenças”, reforça.

A ação também teve efeito fora da sala de aula. “Aqui plantamos alface, couve, morango, temperos, pimentão. E o resultado positivo foi confirmado quando alunos nossos revelaram que também efetuaram hortas com produtos descartáveis em suas residências. Além disso, essa é uma ótima opção para quem mora em apartamento”, conclui.

Pequenas ações permitem que nossos hábitos se tornem mais saudáveis e ecologicamente corretos, para que consigamos adquirir melhoria na qualidade de vida, incentivando a produção e a importância do consumo para sua saúde.

Notícias relacionadas