Geral

Pelas crianças e adolescentes

IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente discutiu implementação da Política e do Plano Decenal,
além de efetuar eleição de delegados

12 de maio de 2015

A IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi realizada na última quarta-feira, 29 de abril, com o objetivo de garantir a implementação da Política e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, a partir do fortalecimento dos conselhos de direitos da criança e do adolescente.

O evento contou com a presença de 182 pessoas, compreendendo crianças, adolescentes, conselheiros municipais dos direitos das crianças e dos adolescentes, conselheiros tutelares, representantes de conselhos setoriais municipais, representantes de órgãos públicos municipais de políticas de atendimento de crianças e adolescentes, representantes de entidades, vereadores, profissionais de educação, profissionais de saúde, profissionais da assistência social e a comunidade em geral. 

Durante a abertura houve a apresentação cultural do Ballet Cultura de Pomerode, com as bailarinas do Corpo de Baile, coordenado pela Professora Andrea Hradec.

Na sequência foi ministrada a palestra pelo Sr. Luciano Beatiate com o tema “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente.”, tema este nacionalmente estabelecido pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

No período vespertino houve a formação dos grupos de trabalhos para discussão dos seguintes temas, que tiveram diretrizes aprovadas.

Eixo 01: Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes;

Eixo 02: Proteção e Defesa dos Direitos;

Eixo 03 – Protagonismo e Participação de Crianças e Adolescentes;

Eixo 04 – Controle Social da Efetivação dos Direitos;

Eixo 05- Gestão da Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Posteriormente, foi realizada a plenária na qual houve o debate e a aprovação das propostas apresentadas pelos grupos de trabalho e eleição dos delegados para Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, em local e data a serem definidos.

Para o coordenador do CMDCA de Pomerode, Raphael Hoffmann, o evento foi um sucesso e atendeu as expectativas. “A IV Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foi muito produtiva, pois além de cumprir seu objetivo principal, que era garantir a implementação da Política e do Plano Decenal, ouviu os adolescentes que apresentaram diversas propostas viáveis. Não adianta construirmos um Plano perfeito, cheio de sonhos e projetos grandiosos. Até porque não vivemos num país perfeito. Temos que projetar ações que permitam ser executadas, com baixos custos ou até zero custo ao poder público. Em nossa realidade, temos escolas sobrecarregadas de funções extras curriculares, secretarias assistenciais municipais saturadas de tarefas ao qual o Estado não conseguiu solucionar ou transferiu sua responsabilidade, e o aumento crescente de menores envolvidos em infrações diversas. Este último problema é crescente, nos preocupa e consideramos tal para cada decisão do Conselho. Isto ocorre por diversas situações, exemplo: crianças e adolescentes com muito tempo livre sem acompanhamento, logo, crescem fazendo o que julgam ser correto. Pais que omitem e/ou terceirizam a educação de seu filhos. Na maioria dos casos os pais transferem a função de educar aos professores, o que é errôneo. Já os professores, perdendo sua autoridade, pois são taxados, e muitas vezes intimidados, pela família do aluno quando exigem tarefas complementares ou quando exigem alguma postura civilizada. Isto tudo reflete a inversão de valores de nossa atualidade.

Inclusive ao iniciar sua palestra na Conferência, o Sr. Luciano Betiate desmistificou o Estatuto da Criança e do Adolescente.

Deixou claro quais são os direitos e deveres das crianças e adolescentes. Acabou com muito conceito errado feito pela sociedade ao mesmo. E resumiu: a educação é a mesma de séculos atrás, baseada na família, educação, valores, ordem, respeito ao próximo e garantia dos direitos básicos a qualquer cidadão, indiferente da idade”.

Delegados titulares eleitos:


Adolescentes


Felipe Klowaski E.E.B José Bonifácio

Michele de S. F. Vital E.E.B José Bonifácio

Eduardo F. Perini E.E.B José Bonifácio

Igor Herschaft E.E.B José Bonifácio

Gabriela Hutter da Silva E.B.M Almirante Barroso

Nicolle Passold E.B.M Olavo Bilac

Bianca Caroline Klöhn E.B.M Dr. Amadeu da Luz

Katlin Bendheim E.B.M Dr. Amadeu da Luz

Byanca Klemann E.B.M Almirante Barroso

Bruna Rothbarth E.B.M Almirante Barroso

Conselheiros Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente


Paola Nathalia do Livramento Nishimura

Carmen Regina Jandre Ramlow

Raphael Ricardo Hoffmann

Roseli Weh

Conselheiros Tutelares


Hélio Barbosa Fontes

Cintia Boni

Representante de Conselhos Setoriais


Ana Carolina Maria Rabelo

Representante de órgãos públicos municipais de políticas de atendimento de criança e adolescentes


Giovana Katy Heidorn Schöning

Representantes de Entidades de Promoção, Proteção e Defesa


Rudi Voigt

Parlamentar (vereador)


José Amarildo da Silva

Profissional de educação


Angelita S. de P. Sborz

Profissional de saúde


Cindimary dos Santos Lima

Profissional de assistência social


Tiago Cardozo

Notícias relacionadas