Geral

Passou pela Câmara

O presidente da Câmara de Vereadores de Pomerode, Maurício Wisnieswski, abriu a solenidade da Casa agradecendo os que compareceram e solicitou que o segundo secretário, Ivan Falk, fizesse a leitura do resumo da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade.

1 de junho de 2015

Passou pela Câmara
O presidente da Câmara de Vereadores de Pomerode, Maurício Wisnieswski, abriu a solenidade da Casa agradecendo os que compareceram e solicitou que o segundo secretário, Ivan Falk, fizesse a leitura do resumo da ata da sessão anterior, que foi aprovada por unanimidade. Na continuidade, o primeiro secretário, Nelson Fischer, procedeu a leitura dos materiais do expediente da Casa e os vereadores inscritos para fazer uso da tribuna.

Convenções I
Iniciando o grande expediente, o primeiro vereador a fazer uso da tribuna foi Ricardo Campestrini, que agradeceu aos membros do PSD que participaram da convenção municipal, no sábado, dia 30 de junho, e disse que ali tiveram a oportunidade de levar a proposta do partido. Completou ainda que por ser um partido novo, os integrantes tiveram acesso às proposições políticas numa troca sadia de informações, assim todos tiveram a oportunidade de avaliar as propostas dos partidos para deliberar sobre possíveis coligações.
O vereador coloca que ao ser apresentada a proposta do partido PMDB, ele foi questionado e para responder às perguntas, primeiro ouviu a opinião do partido. “Questionado fui e falei que gostaria de ouvir a opinião do partido, não gostaria de influenciar nos pensamentos ou nos questionamentos. As manifestações foram dos dois lados quando colocamos em votação a proposta de apoio ao PMDB e ao candidato Rolf Nicolodelli”. Campestrini ainda agradeceu ao presidente do referido partido, vereador Ivan Falk, que esteve presente na convenção do PSD e manifestou o apoio. “Sabemos que ao longo do dia ocorreram algumas alterações, mas se nós olharmos retroativamente, sabemos que faz parte do processo político algumas mudanças, ou, como no dito popular, aquele gol que sai nos 48 minutos do segundo tempo. Mas faz parte do processo e nós queremos, acima de tudo, em nome do PSD, dizer que esse período eleitoral, que esse processo que vem se aproximando seja conduzido, tanto pelos nossos candidatos a prefeito e vice-prefeito, quanto pelo candidatos a vereador, com muita simplicidade, com muita harmonia, muita cordialidade, onde os debates sejam nas propostas e não nas ofensas, não em apontamentos, não em calúnias e difamações, mas sim, levar às pessoas as propostas dos partidos das nossas coligações; para que as pessoas possam escolher, de forma democrática, qual o melhor projeto”.
Campestrini complementa o discurso esclarecendo que espera que esse processo eleitoral seja em prol da população, assim como é a finalidade deles (vereadores) estarem ocupando aquela mesa, assim como deve ser o objetivo daqueles que disputam o pleito eleitoral. “Nós temos a convenção de que um processo político só pode ser conduzido dessa forma: com muito respeito e muita cordialidade”.

Projeto Bem-te-vi
Campestrini adiciona ao discurso o projeto que entra na Casa, nesta sessão, em regime de urgência, da firmação de um convênio com o Governo do Estado, denominado projeto Bem-te-vi, e que visa a instalação de câmeras de vigilância 24h para manutenção da segurança do município. Ele retruca dizendo que outra verba havia sido aprovada e que a destinação primeira era de instalação de outras câmeras, mas que ainda não foi aplicada dessa forma.
“O Projeto Bem-te-vi disponibiliza câmeras de vigilância para serem instaladas na cidade. Algumas cidades já receberam e Pomerode não. Infelizmente o nosso dinheiro aqui disponibilizado – os 300 mil – não foi utilizado, mas o nosso governador e o vice, sensibilizados, estão encaminhando esse projeto para que Pomerode também possa receber esse convênio, receber essas câmeras de vigilância, para que contribuam para a segurança pública do nosso município, para que contribuam na segurança das pessoas para que elas possam ir e vir, mas, acima de tudo, porque nós sabemos que uma cidade vigiada, as pessoas de bem não se importam, mas os malandros se importam. E de malandros o mundo já está cheio, nós não precisamos mais”.

Respeito
Finalizando o discurso, o vereador Ricardo Campestrini pede que todos os que vão disputar essas eleições tenham o respeito e a simplicidade esteja acima de qualquer investimento. “Eu nunca vi briga política construir hospital, construir creches, construir posto de saúde… pelo contrário, isso tudo só sai quando existe uma união, quando existe uma intenção das pessoas que disputam o processo, participarem e olharem sempre as pessoas em primeiro lugar”.

Renúncia da presidência
Dando continuidade ao pronunciamento, Ivan Falk comunica uma decisão tomada durante o final de semana: “gostaria de comunicar uma decisão pessoal que tive durante o final de semana, onde estou renunciando a presidência do PMDB de Pomerode. Passou o processo de coligações, eu fiz o meu papel, acho que foi importante. Aqui eu quero expor apenas um dos motivos e espero que seja compreendido por todos pois não gosto de também trabalhar sobre pressão; acho que a gente tem que se sentir à vontade para ir e vir, assim como para assumir cargos, fazer o nosso trabalho e deixar para que outra pessoa, também competente, que certamente irá assumir. Não é necessário que seja feita a leitura pelo presidente desta casa, pois oficialmente não existe nenhum registro de que sou presidente do PMDB, pois, como converso com alguns, não era o presidente de direito, mas sim o presidente de fato. E isso me dá total liberdade para os trabalhos sejam novamente conduzidos pelo presidente anterior. Extremamente chateado com a ligação que eu recebi no sábado à tarde, quando nós já tínhamos decidido uma coligação com Democratas de vice e o PSD viria junto nos apoiando, no que o PMDB só tem a agradecer pelo apoio. Quando naquela ocasião recebo a informação que meu amigo Norberto Zilz estava tirando fotos com o Antenor, se colocando como vice do Antenor, junto ao PT. Então, fiquei extremamente chateado. Fiz 1141 votos na última eleição, vereador mais votado da história do município, posso falar e isso é de direito, como é de fato, e nessa condição eu jamais aceitaria que um candidato que nem conseguiu se eleger, assuma a posição de coordenação do partido, como presidente, pose para fotos, assuma a situação, também de fato como presidente, e eu fico lá sem saber o que dizer às pessoas. Esse é um dos motivos”.
Em aparte, Antenor Zimermor parabeniza o colega pela decisão de afastar-se da presidência, segundo Antenor, “ficticia” do partido. “Desculpe a expressão que eu uso, vereador Ivan Falk, mas eu acho que Vossa Excelência estava sendo usado por outras pessoas nesse processo eleitoral. Porque digo mais: um candidato, ele não cresce, ou ele não nasce de uma hora para outra, ele nasce de um processo de construção que tem um projeto sério com a cidade. Não é em poucas horas, ou em poucos minutos que se decide o destino de uma cidade com uma pessoa que se diz séria. Então, quero parabenizar Vossa Excelência pela brilhante atitude que toma diante de um dos maiores partidos de Pomerode; que sentiu na pele, como eu senti, no sábado o Partido dos Trabalhadores. Na verdade, nós estávamos com uma campanha totalmente planejada há mais de três meses, não foi uma campanha de duas horas, ou de meio dia de pressão. Porque o candidato que se diz candidato, ele não se sente pressionado pela mulher, pela família, ele tem que ter projetos e tem que saber que, como administrador, sofre pressões de todos os lados, não só de um, mas tem que saber conduzir e aceitar pressões de todos os lados. Assim é um administrador”.
Retomando o discurso, Ivan Falk parabeniza Ricardo Campestrini por assumir uma candidatura a vice em frente a um partido novo. E reforça que a decisão de afastamento da presidência do partido é uma decisão pessoal. Finalizando, ele se diz satisfeito pela vida que tem, pelos motivos que o levam a tomar tal atitude e ressalta que nesse processo ele não compete a cargo algum.
Como terceiro inscrito, Arno Müller faz uso da tribuna que inicia o pronunciamento, reconhecendo a coragem do colega que teve uso da palavra anteriormente. “Quem fez mil e tantos votos não pode ser capacho de ninguém”.

Convenção PP
Muller destaca que assim como os demais partidos, houve, no sábado, dia 30 de junho, a convenção do PP. Na ocasião, segundo o vereador, foram escolhidos candidatos a vereadores, prefeitos e foram efetivadas algumas coligações e explica que, inicialmente, a candidata a vice seria a senhora Gladys Sievert, mas que alegando motivos de saúde, o partido então optou por outro candidato. “São coisas que acontecem na vida democrática e na vida pessoal. Eu sempre falo aqui que a eleição mais difícil é para vereador. Para vereador você concorre contra 50, 70, 80, amigos, para prefeito você concorre contra dois ou três, quatro ou cinco, no máximo”. Ele ainda parabeniza a candidatura de Antenor Zimermonn e a todos que irão concorrer nessas eleições.
Em aparte, o vereador Reimund Viebrantz cumprimenta os vereadores Arno Muller e Ivan Falk, dizendo que Falk foi muito bem no pronunciamento, expondo o caráter antes do partido político, diz ainda que o respeito deve estar acima de demais atitudes políticas. Ivan Falk solicita aparte e se desculpa por não conceder a palavra ao colega Viebrantz e parabeniza Arno Müller pelo jogo da final da LPD.

Recursos
Continuando, Arno Müller relatou o recebimento de uma correspondência do deputado João Alberto Pizzolatti, onde diz que foram empenhados ao município 987.600 reais para a realização de obras de infraestrutura na cidade.
O vereador ainda salienta que no mesmo dia da sessão, segunda-feira, dia 02 de julho, rumou a Florianópolis junto ao prefeito e ao Tenente Klein, da Polícia Militar, para trazer o projeto de autoria do Governo do Estado que visa a implantação de câmeras de segurança nos municípios de Santa Catarina. Segundo Müller, esse projeto visa disponibilizar dez câmeras na cidade onde os recursos serão 50% de responsabilidade do Governo do Estado, outros 25% da Câmara de Vereadores e o restante do município.

Destinação correta do lixo
Antenor Zimermon faz uso da palavra. Inicia dizendo que não usou a tribuna, assim como os colegas, para falar das convenções, mas falou sobre o projeto em pauta que é da autoria do vereador. Tal projeto trata do acondicionamento do lixo em Pomerode. Faz uma retrospectiva do projeto, dizendo que ainda em 2010 esse projeto já estava em pauta na Casa. Esclarece que o projeto não visa banir o uso de sacolas plásticas no município.
Zimermon destaca a importância da destinação correta dos resíduos que são gerados em Pomerode e lembra da audiência pública que foi promovida para debater o assunto, de convênios que exigem a regularização quanto à destinação do lixo da cidade.

Sucesso
Por fim, deseja aos companheiros de casa e a todos que irão concorrer nessas eleições, muito sucesso. “Eu desejo aos meus companheiros, vereadores que irão concorrer novamente, sucesso, tenho companheiros bons dentro do Partido dos Trabalhadores que me ajudarão nessa empreitada nova e me disponho a fazer em prol da comunidade de Pomerode, um projeto de mudanças, de administração… e Pomerode merece essa nova oportunidade de dar condições à nossa população voltar ao comando do executivo municipal. Nesse sentido eu desejo sucesso a todos e que este candidato estará aberto a todas as discussões que poderão vir, aos debates que virão no campo das ideias”.

Indicação
O último inscrito a fazer uso da tribuna, o vereador Nelson Fischer, faz uso da tribuna e relata que recebeu a reivindicação de alguns moradores e que por isso, apresenta a indicação nº 40/2012, e que tem como objetivo a renovação de pedidos diversos. Na justificativa, o vereador coloca que na Estrada Rudolfo Sprung existe uma luminária queimada há mais de seis meses, no poste instalado na parte final da via, o que vem causando transtornos aos usuários. Motivo pelo qual os moradores querem a substituição imediata.
Outro ponto apresentado na indicação do vereador é que recentemente foi implantada a ciclofaixa ao longo da Rua Presidente Costa e Silva para melhor tráfego de bicicletas e pede que sejam tomadas algumas providências: como no trevo de acesso ao Wunderwald, onde a demarcação da via não foi completada; coloca ainda que no trecho onde foi instalado o semáforo, a ciclovia divide espaço com a calçada onde ainda foram tiradas árvores, ele explica que os troncos das árvores ainda não foram retirados, solicita então a retirada dessas madeiras e a reconstrução das calçadas, onde se precisa retirar os troncos, com material adequado; com relação a esse mesmo assunto, Nelson Fischer ainda expõe que é preciso corrigir alguns pontos de desnível de pista, especialmente nas bocas de lobo.
Outro ponto apresentado foi que nas proximidades do Hospital e Materniadade Rio do Testo, foram realizadas obras de macrodrenagem e para tanto, foi cortada a rua. Entretanto, passadas semanas da obra, ainda não foi reconstituída a via, o que vem causando transtornos no trânsito do local. “É com essas pequenas obras que incomodam os moradores todos os dias é que, muitas vezes, o executivo é criticado. E com toda razão”.

Ordem do dia
Encerrados os pronunciamentos do dia, o presidente da Casa deu prosseguimento nos processos da Ordem do dia. O 1º secretário, Nelson Fishcer, realizou a leitura do primeiro projeto proprosto para discussão e votação: em única discussão e votação, o Projeto de Lei n° 2418/2012 do Executivo: dispõe sobre autorização para aquisição de bem imóvel de propriedade de Lourivald Reinke, localizado na Rua Ribeirão Areia, esquina com a Rua Alberto Maass, declarado de utilidade pública para efeitos de desapropriação pelo decreto n° 2.671, de 11 de maio de 2012, necessário para a ampliação da Escola de Educação Básica Municipal Duque de Caxias. Depois de discutido, o projeto foi aprovado por unanimidade.
O segundo projeto que constou na pauta do dia é o Projeto de Lei Complementar n° 264/2012 do Executivo: altera número de vagas para o cargo de farmacêutico junto ao quadro de pessoal do Poder Executivo do Município de Pomerode. Projeto aprovado por unanimidade.
Terceira proposição do dia foi em única discussão e votação, o Projeto de Lei Legislativo n° 274/2011, de autoria do Vereador Antenor Zimermon: dispõe sobre o acondicionamento de lixo no âmbito do Município de Pomerode e dá outras providências. Este projeto foi rejeitado por maioria: Arno Muller, Nelson Fischer, Hamilton Petito, Reimund Viebrantz, Neusa Stoll e Ivan Falk. O vereador Ricardo Campestrini estava ausente no momento da votação e como único voto a favor, o autor Antenor Zimermon.
A última proposição, a Casa incluiu na Ordem do dia, como regime de urgência, o Projeto Lei Ordinária nº 2420/2012 que autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com o Estado de Santa Catarina, por intermédio da Secretaria de Estado da Segurança Publica, objetivando a parceria Estado/Município para o sistema de vídeo monitoramento pelo Projeto Bem-te-vi. Projeto aprovado por unanimidade.

Pena de Prata
O segundo vereador a fazer uso da palavra foi Ivan Falk, que agradeceu a presença do público. Ele iniciou o discurso parabenizando o Jornal de Pomerode pela conquista do prêmio Pena de Prata em jornalismo na 13ª edição do prêmio Adjori, em Florianópolis. “É sempre bom quando nós trabalhamos e, de certa forma, tem como mensurar o resultado desse trabalho”. E também congratulou a editora chefe do JP, Karoline Pinto, pelo trabalho e pelas conquistas.

Feijoada do Amadeu
Outro ponto abordado por Falk foi a feijoada promovida pela APP da Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz, no sábado, dia 30 de junho. Ele destaca que o salão estava lotado e comenta em mais de 1600 feijoadas vendidas. “Realmente isso comprova o esforço dos alunos, professores, da diretoria, da APP, mas principalmente, da comunidade que prestigiou o evento. É sempre bom quando nós conseguimos fazer algo para a comunidade e temos esse prestígio”.

Final LPD
Dando sequência ao pronunciamento, o vereador cita a final da LPD que ocorreu no domingo, dia 02 de julho, no estádio Hermann Koch, e destacou a importância da imprensa na realização desses campeonatos e afirmou que a grandiosidade da LPD se dá fundamentalmente pelo trabalho que os meios de comunicação da cidade desempenham nos jogos com fotos, textos e transmissões. Na continuidade, Arno Muller faz a relação dos melhores do ano, cerimônia que acontecerá em novembro, na Câmara de Vereadores. “Melhor goleiro: Eder, do Água Verde; lateral direito: Radamés, da equipe do Vera Cruz; zagueiro central: Thiago também do Vera Cruz; quarto zagueiro: Deka do Atlético Pomerodense; terceiro zagueiro: Vando, do Botafogo; lateral esquerdo: Filipe, Floresta; meio campo: Luiz Carlos, Catão, e Pinheiro, do Vera Cruz e Jairo, do Floresta, completa o quarteto da meia cancha; o ataque deste ano ficou: Secco, do Vera Cruz, inclusive um dos artilheiros, Sandro Silva, do Floresta, e Thiago, do Água Verde; Técnico: Xexa da equipe do Floresta; dirigente do ano: Valdir Krahn; MARCO Pereira foi o árbitro do ano; Marcos Küster foi o quarto árbitro; Edgar Rahn foi o delegado do ano”. Fala ainda da decisão, a vantagem do empate para a equipe do Vera Cruz.

Notícias relacionadas